última atualização 04/11/2017 06:10 GMT
Você pode imaginar um dos lugares mais desenvolvidos da Terra sem rede coletora de esgoto?
Exatamente isso. Dubai, com seus suntuosos prédios e suas ilhas fabricadas para o deleite da mais fina nata do planeta não tem um direcionamento eficaz para sua merda. Mas para onde vai? Como é que se tira todo o cocô de lá? Conheça este grande paradoxo da vida moderna.
No vídeo postado mais abaixo você vai comprovar que, de fato, não houve o melhor planejamento para a cidade. Existe uma infinidade de edifícios por lá. Alguns podem até ter acesso a um sistema municipal, mas muitos deles realmente usam caminhões para levar o esgoto para fora da edificação e da cidade. Os caminhões esperam em uma fila para transportar tudo para uma estação de tratamento bem longe dali.
Portanto, é um sistema bastante primitivo. Os veículos pipa podem esperar por até 24 horas em uma fila de quilômetros antes de chegar ao início da fila. O sistema municipal de coleta ainda está sendo implantado. Na Índia, muitos edifícios são auto-suficientes sendo responsáveis por fornecer sua própria água e sua própria remoção residual. Mas Dubai, um lugar caríssimo até para se pisar e que emergiu do deserto nos últimos 50 anos, foi planejada pelos mais sofisticados arquitetos e engenheiros da galáxia que… pisaram na bola e seu projeto, literalmente, “deu merda”.

Um projeto que contemple um bom sistema público de coleta vai além da concepção de “simples” hotéis luxuosos e arranha-céus. Ao meu ver, faltou, e muito, planejamento urbano em Dubai, pois o mínimo que se espera de uma cidade do porte que hoje se tornou a dita cuja, é adequada infraestrutura. O que há em Dubai é uma incrível ambição monárquica, que esbanja dinheiro em obras suntuosas, edificadas por trabalhadores sofridos.
A pessoa nao entende muito de Dubai, quando fala que e caríssimo…