Tabata Amaral brinca de ‘Ken & Barbie’ com Ricardo Nunes e pode ter o mandato ou registro cassado (vídeo)

Moraes prometeu que o candidato que usar a técnica da ‘deepfake‘ na eleição terá como sanção a “cassação do registro e, se já tiverem sido eleitos, a cassação do mandato” – ASSISTA e LEIA




siga também nosso CANAL (AQUI)


A pré-candidata à Prefeitura de São Paulo, a deputada federal Tabata Amaral (PSB), divulgou em suas redes sociais nesta sexta-feira (5/4) um vídeo em que coloca o rosto de Ricardo Nunes (MDB) no corpo do personagem Ken, do filme “Barbie” – uma técnica do deepfake que foi vetada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em fins de fevereiro, quando o Presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes, prometeu cassação do mandato ou do registro do candidato que recorrer à Inteligência Artificialbuscando ganhar as eleições“.

Assista abaixo e leia mais a seguir:


A produção de Tabata se deu porque, segundo ela, o prefeito a teria comparado à boneca. Então, conforme ela diz no vídeo, a população da capital “não sabe ‘Ken‘ é o prefeito de São Paulo” e, por esse motivo, trocou o pronome ‘quem‘ pelo nome do personagem “Ken“.

Segundo a coluna ‘Painel‘ da ‘Folha de S. Paulo‘, a assessoria de Tabata foi procurada e, após o encontro, o vídeo foi alterado, e o trecho com deepfake, excluído.

De acordo com resolução do TSE aprovada em fevereiro deste ano, o uso da técnica é vetado na eleição:. “É proibido o uso, para prejudicar ou para favorecer candidatura, de conteúdo sintético em formato de áudio, vídeo ou combinação de ambos, que tenha sido gerado ou manipulado digitalmente, ainda que mediante autorização, para criar, substituir ou alterar imagem ou voz de pessoa viva, falecida ou fictícia (deep fake)“, diz o texto.

Alexandre de Moraes disse também que os candidatos “que utilizarem a Inteligência Artificial negativamente pra prejudicar seus opositores, para deturpar o sentido das informações buscando ganhar as eleições, a sanção será a cassação do registro e, se já tiverem sido eleitos, a cassação do mandato” (LEIA MAIS AQUI).

Em nota, a pré-candidata afirmou que respeita a legislação. “Tabata Amaral preza pelo respeito às normas e à legalidade em todas as circunstâncias. Diante da existência de questionamentos, optou-se por retirar a postagem do ar“, afirmou, via assessoria, conforme transcreveu o jornal.

O diretório municipal do MDB de São Paulo, partido de Nunes, afirma que “tomará as medidas judiciais cabíveis quanto à postagem” e que “lamenta o expediente juvenil e ilegal adotado pela pré-candidata à prefeita de São Paulo pelo PSB.”




siga também nosso CANAL (AQUI)

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading