Presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador rompeu relações com o país sul-americano Equador considerando a ação uma violação do direito internacional e da soberania do México – ASSISTA E SAIBA MAIS
Policiais do Equador invadiram nesta sexta-feira (5/4) a embaixada do México em Quito e prenderam o ex-vice-presidente equatoriano Jorge Glas, que estava refugiado no local desde dezembro. A invasão ocorreu no mesmo dia em que o México concedeu asilo político a Glas, decisão que aprofundou a tensão diplomática entre os dois países.
Assista a seguir e leia mais depois:
🇪🇨🇲🇽 URGENTE: Polícia do Equador entra na Embaixada do México no país e prende o ex-vice-presidente Jorge Glas.
— Eixo Político (@eixopolitico) April 6, 2024
O político equatoriano foi condenado a seis anos de prisão por corrupção e recebeu asilo do governo mexicano. pic.twitter.com/Cg7EuIrHz3
As autoridades equatorianas entraram na embaixada do México em Quito para prender Glas, sem a devida permissão. O encarregado da embaixada considerou a ação um atropelo ao direito internacional e inaceitável, pois as embaixadas são consideradas invioláveis de acordo com a Convenção de Viena sobre as Relações Diplomáticas de 1961. Este tratado estabelece que a entrada de agentes de estado em embaixadas depende da autorização do chefe da missão estrangeira.
O presidente do México, AMLO [Andrés Manuel López Obrador] reagiu rompendo relações diplomáticas com o Equador, considerando a ação uma violação do direito internacional e da soberania do México.
“Instruí o nosso chanceler a emitir uma declaração sobre este ato autoritário, proceder legalmente e declarar imediatamente a suspensão das relações diplomáticas com o governo do Equador“, escreveu AMLO em uma rede social.
Glas foi acusado de peculato e entrou na Embaixada do México como convidado, quando sua defesa afirmou que o ex-vice-presidente era vítima de perseguição e temia pela sua integridade. Ele foi condenado a seis anos de prisão por corrupção em um caso relacionado à Odebrecht e à Lava Jato brasileira. O ex-vice-presidente é acusado de desviar fundos públicos destinados à reconstrução de cidades afetadas por um terremoto. Segundo a defesa, as acusações são resultado de “lawfare” contra ele.
Jorge Glas foi condenado no “Caso Subornos” juntamente com o ex-presidente Rafael Correa, mas em 2023, o STF (Supremo Tribunal Federal) anulou provas fornecidas pela Odebrecht. As acusações envolviam aceitação de propina em troca de contratos públicos, porém não havia provas do envolvimento direto de Glas e Correa, que foi proibido de participar da política por 25 anos.
Glas foi libertado da prisão após um recurso de habeas corpus e deve responder por peculato no caso da Reconstrução de Manabí, relacionado a supostas irregularidades em um contrato para a construção de uma estrada que teria desviado fundos destinados à reconstrução após um terremoto.
A crise entre México e Equador começou com declarações do presidente AMLO sobre as eleições equatorianas de 2023, onde comparou o assassinato de Fernando Villavicencio com a violência na temporada eleitoral do México. Ele também defendeu a candidata de esquerda Luisa González e criticou a mídia equatoriana.
Em resposta, o Equador declarou a embaixadora mexicana “persona non grata“, na quinta-feira (4/4).
