ODEBRECHT TINHA ‘PAGADOR DE PROPINAS’ DESDE 1990, ANO DO PMDB EM TRÂNSITO PARA PRN E PSDB, MAS QUEM TÁ PRESO É O LULA

Marcelo Odebrecht depôs nesta segunda (6) ao juiz federal Sergio Moro, quando disse que a empresa tinha responsáveis pelo “setor de propinas” desde 1990


whatsapp  Receba nossas atualizações direto no WhatsApp


O ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, afirmou, nesta segunda (6), em depoimento ao juiz federal Sérgio Moro, que a empresa mantinha um funcionário responsável pelo pagamento de propinas desde 1990. Segundo o empresário, o departamento de Operações Estruturadas da empresa foi criado por Hilberto Mascarenhas, funcionário colocado por Marcelo na função de gerenciar as propinas, em 2005, por iniciativa do funcionário, que passou a fazer um controle dos pagamentos, sem autorização do comando da empresa.

“Nos anos 1980, os pagamentos não contabilizados eram feitos dentro dos próprios projetos. Mas aquele modelo era arriscado e contaminava a contabilidade como um todo. Pensava-se que pessoas estavam roubando a empresa dentro da própria empresa. Então, a partir de 1990, decidiu um modelo em que os pagamentos não contabilizados passariam a ser feitos todos por doleiros e teriam pessoas responsáveis por isso no grupo.

Desde então, sempre tivemos uma pessoa responsável por repassar recursos aos doleiros. A última pessoa foi o Hilberto, que fazia a mesma coisa que as outras pessoas faziam, ele pediu a criação de um departamento. Essa foi a única mudança. Mas ele passou a fazer alguns controles e sistemas que ninguém na empresa sabia e a abrir contas de pagamentos, que não era para ser feito, porque era feito por doleiros”, afirmou. “Hilberto não deveria saber quem era o beneficiário e qual o centro de custos. Ele sabia muito mais do que deveria saber. Não era para haver controle, mas ele fez”, acrescentou.

Odebrecht prestou depoimento como réu em ação penal relativa à 26ª fase da Operação Lava Jato, que apura a existência de sistemas para o gerenciamento de propinas dentro da empresa, por onde foram efetuados pagamentos ao casal de publicitário João Santana e Mônica Moura, responsáveis por campanhas eleitorais do PT e de aliados do partido em outros países.


LOGO FOOTER ET URBS MAGNA

NAS REDES SOCIAIS


whatsapp  Receba nossas atualizações no WhatsApp
YouTube-icon-our_icon  
Subscreva Et Urbs Magna no Youtube
facebook pages  Curta Et Urbs Magna no Facebook
facebook groups  Grupo no Facebook PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO
twitter icon  Et Urbs Magna no Twitter


 

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading