Impasse Tebet sobre ministério de Lula pode ‘estar resolvido’ com indicação para o STF, diz fonte do ‘Tororó’

Segundo jornalista, “rumores” de uma “saída criativa” apontam para a substituição de Ricardo Lewandowski na Corte, o que “a deixaria muito feliz” – Entenda

A “ainda jornalista“, como diz em sua bio no Twitter, Helena Chagas, afirmou na plataforma que há “rumores de que a solução para o impasse Tebet [quanto ao seu destino em algum ministério do futuro Presidente Lula (PT)] pode passar por uma saída criativa que deixaria a senadora muito feliz“.

Tudo estaria resolvido com sua “nomeação para a vaga de Ricardo Lewandowiski em dois meses“, escreve, na mensagem feita na véspera do Natal.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), que em maio completa a idade prevista para a aposentadoria compulsória (75 anos), sinalizou, no início deste mês, que pode deixar os trabalhos forenses até abril, antecipando a sua aposentadoria do cargo e abrindo espaço para que seja anunciado seu substituto.

Na época, eram considerados como favoritos para o posto os nomes do advogado Cristiano Zanin, do ex-ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, do ex-deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) e do ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Luiz Felipe Salomão.

Na ocasião em que estes nomes voram ventilados na mídia, também correu a informação de que a intenção de Lula é indicar uma mulher para ocupar o posto de de Rosa Weber, que terá sua aposentadoria compulsória em outubro, abrindo uma nova vaga na Suprema Corte.

Assim, a Helena Chagas afirma que essa vaga seria da senadora: “Se Lula oferecer, ela topa. É professora de Direito“, afirmou na rede social, causando reações diversas, como a do perfil @1313_Monica, que duvidou da informação e disse esperar que ela tenha se originado no ‘Tororó‘, referindo-se a uma provável conversa fiada: “Espero que essa fonte seja do Tororó. Nunca li nada mais estapafúrdio sobre o que oferecer a Simone Tebet, que, aliás, virou um bode na sala“.

“Lula não é nem doido de cogitar isso“, respondeu o também jornalista @eutauat. “Uma dessas vagas do STF é do [advogado que fez a defesa de Lula em todos os seus processos na Justiça,] Cristiano Zanin“, afirmou a conta de @m15481627. Já o perfil @jorgebahia13 disse que “o cargo tem que ser proporcional aos votos“, e para a conta @PeixotoJoca é “sem noção essa alternativa“.

Radical, o perfil @LeoVM91232890 disse: “Começo a achar que o governo Lula pode dar muito, mas muito errado. Tebet foi fundamental para a vitória apertadíssima e os traíras de esquerda agora “descobriram” que ela sempre foi de direita (e note-se, não de extrema-direita). Antes estavam quietinhos pq era conveniente“.

Contudo, a tal ‘fonte do Tororó‘ existe. O colunista da IstoÉ, Leandro Mazzini, afirmou, há dois dias, que Tebet “é a potencial sucessora da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal“. o jornalista lembrou que Luladeseja indicar uma mulher com a aposentadoria de Rosa em outubro“.

Segundo Mazzini, “o metiê que cita Tebet elenca suas qualidades curriculares de advogada, jurista e professora – além da ficha limpa política. O colunista acrescenta que “há no histórico do STF o desfile de toga de antigos mandatários do Congresso, como os ex-senadores Maurício Corrêa (1994-2004) e Nelson Jobim (1997-2006)“.

E para pontuar, Mazzini explica que “no circuito de apadrinhamento em setores da sociedade, Tebet ainda pode ter o apoio forte do agronegócio – que, hoje, não tem “representante” na Corte. Assuma ou não um ministério agora, ela é, por ora, o nome na mesa de Lula para o Supremo“.

Comente

1 comentário em “Impasse Tebet sobre ministério de Lula pode ‘estar resolvido’ com indicação para o STF, diz fonte do ‘Tororó’”

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading