‘Corram para áreas altas’, alerta rede NHK do Japão sobre tsunami após terremoto nesta segunda (VÍDEO)

A recomendação foi transmitida para a população após as primeiras ondas atingirem a costa do arquipélago devido a um terremoto de magnitude 7,6, na primeira tarde do ano de 2024 – ASSISTA E SAIBA MAIS




siga também nosso CANAL (AQUI)

Uma sequência de abalos sísmicos de magnitude até 7,6 na Escala Richter surpreendeu o Japão no primeiro dia do ano de 2024 e autoridades do país alertam para ondas de tsunami com até cinco metros de altura.

De acordo com o USGS (Instituto de Estudos Geológicos dos Estados Unidos), os terremotos ocorreram na península de Noto, na província de Ishikawa, por volta das 16h10 no horário local (4h10 no horário de Brasília).

A população foi orientada a se proteger adequadamente por conta do risco de ondas gigantes. Em 11 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9 na Escala Richter provocou a morte de milhares de pessoas devido às ondas de mais de 10 metros de altura.

Corram para as áreas mais altas possíveis”, alertou o apresentador da rede local NHK. Pouco depois, as primeiras ondas do tsunami atingiram a costa.


Autoridades de transportes fecharam as rodovias na área próxima ao epicentro e trens de alta velocidade entre Tóquio e a província de Ishikawa foram interrompidos. Não ocorreram consequências nas usinas nucleares do país, disse o governo.

Em Ishikawa e nas províncias vizinhas de Toyama e Niigata, cerca de 33.500 casas ficaram sem eletricidade.

Algumas cidades do Extremo Oriente russo, incluindo Vladivostok, também emitiram alertas para um possível risco de tsunami. A aconselharam os pescadores a regressar ao porto.

A longa série de sismos foi inicialmente registada sob magnitude de 7,4 na Escala Richter e depois passou a 7,6, disse uma agência japonesa. Outros tremores ocorreram em Noto, no total de 21 abalos sísmicos de magnitude 4 ou ligeiramente superior, durante uma hora e meia.

O primeiro ocorreu com a magnitude 5,7 às 16h06 no horário local. Depois, outro de magnitude 6,1 às 16h18. Na sequência, mais três de magnitude entre 4,5 e 4,8, até às 16h32.

O Japão está localizado no chamado Anel de Fogo do Pacífico e, por este motivo, o arquipélago aplica normas de construção extremamente rigorosas, de modo que os edifícios costumam resistir a fortes sismos. Os moradores estão acostumados aos tremores constantes e se preparam para eles com frequência.

Veja algumas imagens deste 1º de janeiro de 2024:

Um membro da agência meteorológica do Japão mostra áreas afetadas pelo fenômeno. Foto: AP
Um carro ficou sob a estrutura de uma casa na aldeia de Shika | Imagem Associated Press
Incêndios foram registrados em Wajima devido ao impacto do tsunami | Imagem Reuters
Várias cidades japonesas ficaram danificadas pelo terremoto | Imagem AFP
Imagem de uma casa destruída pelo terremoto em Wajima | Foto: AP
Ruas ficaram com enormes fendas no solo da região de Wajima, devido ao efeito dos terremotos. Foto: Reuters




siga também nosso CANAL (AQUI)

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading