MST já entregou mais de 10 mil marmitas ao povo atingido pelas chuvas no Rio Grande do Sul (vídeo)

Membros do MST participam do preparo de refeições no Programa do Movimento chamado ‘Cozinha Solidária’, criado para ajudar vítimas das enchentes nas cidades afetadas pela passagem de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul | Fotos de Alexandre Garcia / Página do MST | Sobreposição de imagens

Programa ‘Cozinha solidária’ tem em curso outras ações de solidariedade que ajudam a aliviar as necessidades imediatas dos atingidos nas cidades do Vale do Taquari – SAIBA COMO AJUDAR

O Senador Paulo Paim (PT-RS), que atua na defesa dos Direitos Humanos, Sociais e Trabalhistas, divulgou vídeo em seu perfil na rede social ‘X’ mostrando que o MST (Movimento Sem Terra) já entregou, desde a quinta-feira (7/9), mais de 10 mil marmitas nas comunidades mais afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, após as chuvas e inundações provocadas pela passagem de um ciclone extratropical no Estado.




siga também nosso CANAL (AQUI)

Veja abaixo e entenda tudo, a seguir:



Dezenas de pessoas do movimento, acampados e assentados, integrantes do Levante Popular da Juventude, se deslocaram para ajudar na produção do alimento. Também contam todos os dias com dezenas de voluntários da comunidade que se junta para montar e entregar as marmitas.

O Movimento Sem Terra está organizado em 24 estados nas cinco regiões do país. No total, são cerca de 450 mil famílias que conquistaram a terra por meio da luta e organização dos trabalhadores rurais.

Ao contrário do que tenta pregar os opositores ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o movimento social, de massas e autônomo do MST procura articular e organizar os trabalhadores rurais e a sociedade para conquistar a Reforma Agrária e um Projeto Popular para o Brasil.

Mesmo depois de assentadas, estas famílias permanecem organizadas no MST, pois a conquista da terra é apenas o primeiro passo para a realização da Reforma Agrária.

O Cozinha solidária

Desde a quinta-feira (7/9), a cozinha solidária do MST no município de Encantado já entregou mais de 10 mil marmitas nas comunidades mais afetadas pelas enchentes.




siga também nosso CANAL (AQUI)

Dezenas de pessoas do movimento, acampados e assentados, integrantes do Levante Popular da Juventude, se deslocaram para ajudar na produção do alimento.

Também contam todos os dias com dezenas de voluntários da comunidade que se junta para montar e entregar as marmitas.

Viemos para essa tarefa humanitária com quantidade expressiva de produtos da reforma agrária, produtos orgânicos, vindos de cooperativas dos assentamentos do MST da região Metropolitana e ficaremos aqui”, conta o assentado Marildo Molinari.

A solidariedade faz parte do acúmulo histórico da entidade.

Sempre recebemos solidariedade quando nossa turma está nas marchas e ocupações, agora estamos devolvendo para sociedade tudo aquilo que nós podemos fazer. Sabemos que é um pouco diante da dimensão da tragédia que está ocorrendo aqui, chega ser difícil explicar a dimensão”, afirma Cedenir Oliveira, da direção nacional do MST no estado.

Quem quiser se somar na ação do MST pode contribuir doando qualquer valor no Pix CNPJ 10.568.281/0001-37. | Imagem reprodução da página do MST

Situação é muita crítica

O Rio Grande do Sul contabiliza até o momento 46 mortes devido às chuvas intensas que causaram enchentes e deixaram estragos em dezenas de municípios na semana passada.




siga também nosso CANAL (AQUI)

Dados do último boletim emitido pela Defesa Civil divulgados ao meio-dia desta segunda-feira (11/9) registram também 46 desaparecidos, sendo 30 na cidade de Muçum, uma das mais atingidas pela catástrofe no estado.

As vítimas fatais são dos municípios de Muçum (16), Roca Sales (10), Cruzeiro do Sul (5), Lajeado (3), Estrela (2), Ibiraiaras (2), Encantado, Imigrante, Mato Castelhano, Passo Fundo, Santa Tereza, Colinas e Bom Retiro do Sul.

Entre os mortos estão duas crianças encontradas neste domingo, um bebê e um menino, em duas cidades do Vale do Taquari. O bebê, de cerca de um ano, foi localizado por um morador em Bom Retiro do Sul.

Ele não foi identificado e seu corpo foi levado para identificação no posto do Departamento Médico-Legal (DML).

A outra criança, um menino de cerca de 10 anos, foi achado em Roca Sales.

Ele também não foi identificado.

As pessoas desaparecidas são dos municípios de Muçum (30), Lajeado (8) e Arroio do Meio (8).

Ainda de acordo com o boletim da Defesa Civil, 93 municípios foram atingidos e 340.918 pessoas afetadas, sendo que 4.794 estão desabrigadas e 20.498 desalojadas.

São reportados 924 feridos e 3.130 pessoas resgatadas.

Alertas de novos temporais e risco de enchentes 

A MetSul Meteorologia emitiu, neste domingo (10/9), alerta para um novo episódio de chuva extrema que vai atingir o estado nesta semana.




siga também nosso CANAL (AQUI)

De acordo com a instituição, a previsão é que os acumulados sejam excessivos em áreas do Centro, do Oeste e o Sul do território gaúcho com marcas que em apenas três a quatro dias de precipitação devem atingir entre a média e o dobro da média histórica de precipitação do mês inteiro.

Este será o terceiro episódio de chuva excessiva no Rio Grande do Sul neste mês, marcado até agora por chuva com volumes muito acima do normal no estado gaúcho. 

Esta sucessão de eventos extremos de chuva está dentro do que pode se esperar sob um evento de El Niño que está se intensificando e começa a adentrar o território de forte intensidade. Por meses se alertou que a chuva aumentaria muito no Rio Grande do Sul no final do inverno e na primavera com episódios extremos de precipitação, enchentes e tempestades frequentes”, ressalta o alerta. 

Comente

1 comentário em “MST já entregou mais de 10 mil marmitas ao povo atingido pelas chuvas no Rio Grande do Sul (vídeo)”

  1. O MST é uma instituição séria e tão marginalizada. E está aí matando a fome de quem tem fome, nem olha as críticas e processos. Grande MST!

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading