Derna devastada: Mais de 10 mil pessoas desaparecidas após tempestade Daniel romper barragens (vídeo+fotos)

Uma parede de água destruiu tudo em seu caminho, sendo a maior devastação ocorrida na cidade portuária onde vivem 90 mil pessoas. As inundações “apagaram tudo” no seu caminho

A Líbia calcula que mais de 5,3 mil pessoas morreram e outras 10 mil estão desaparecidas, depois que a tempestade ‘Daniel‘ passou pelo Mediterrâneo e atingiu o país do Norte de África no domingo (10/9) à noite, provocando fortes chuvas que causaram inundações repentinas, após o rompimento de duas barragens, levando bairros costeiros inteiros para o mar.




siga também nosso CANAL (AQUI)

Uma parede de água destruiu tudo em seu caminho, sendo a maior devastação ocorrida na cidade portuária de Derna, onde vivem  90 mil pessoas. As inundações “apagaram tudo” no seu caminho, disse ao Independent um residente da cidade, chamado Ahmed Abdalla.

O número de mortos só naquela cidade ultrapassa 5,3 mil, afirmou um porta-voz do governo, segundo a Associated Press. 

Os óbitos podem “chegar a milhares”, conforme disse à Reuters um funcionário da Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho. “Os desafios variam entre o acesso a instalações básicas de saúde para serviços de saúde, abrigos e gestão de abrigos, produtos alimentares e não alimentares”, afirmou.

O CEO da IFRC, Jagan Chapagain, disse na terça-feira que três voluntários do Crescente Vermelho Líbio morreram enquanto tentavam salvar famílias afetadas, informou a Sky News.

Entretanto, o primeiro-ministro líbio, Abdul Hamid al-Dbeibeh, anunciou que o governo iria atribuir 2 mil milhões de dinares líbios (412 milhões de dólares) a um fundo de reconstrução para as cidades de Derna e Benghazi.

Segundo o ministro da Saúde da Líbia, Othman Abdul Jalil, a situação em Derna é “catastrófica”.

“Os corpos ainda estão no chão em muitas partes [de Derna]”, disse Jalil. “Os hospitais estão cheios de corpos. E há áreas que ainda não alcançamos.” Ele passou a pedir ajuda internacional.

Grande parte da cidade permanece submersa após o rompimento de duas barragens e o desabamento de quatro pontes. O ministro da Aviação Civil e membro do comité de emergência da Líbia, Hisham Chkiouat, descreveu as inundações como um “tsunami”, informou a BBC.

As cidades de Al-Marj, Benghazi e Soussa também foram afetadas. Imagens da Líbia mostram ruas completamente erradicadas, carros capotados e estradas desabadas.

“Voltei de Derna. …É muito desastroso”, disse Chkiouat à Reuters . “Os corpos estão por toda parte – no mar, nos vales, sob os edifícios. Não estou exagerando quando digo que 25% da cidade desapareceu”.

Os líbios suportaram mais de uma década de conflito e caos político. 




siga também nosso CANAL (AQUI)

Derna, a cidade mais afetada, já foi controlada por extremistas islâmicos e foi negligenciada durante anos. Jalel Harchaoui, pesquisador associado especializado na Líbia no Royal United Services Institute for Defense and Security Studies, com sede em Londres, disse à Associated Press que as autoridades locais discutiram frequentemente o desenvolvimento de Derna, mas nada aconteceu. 

“Mesmo o aspecto da manutenção estava simplesmente ausente”, disse Harchaoui. 

“Tudo continuava atrasado.”

Comente

1 comentário em “Derna devastada: Mais de 10 mil pessoas desaparecidas após tempestade Daniel romper barragens (vídeo+fotos)”

  1. OS EUA, FRANÇA, ITÁLIA, REINO UNIDO E ALEMANHA NÃO IRÃO ACIONAR A #OTAN PARA SOCORRER A #LÍBIA?
    NÃO SERIA MAIS DO QUE OBRIGAÇÃO, JÁ QUE INVADIRAM E DESTRUÍRAM O PAÍS HÁ POUCOS ANOS PARA MATAR O SEU LÍDER, SOB A JUSTIFICATIVA DE QUE ERA UM TIRANO, QUANDO NA REALIDADE ELES, OS VERDADEIROS #TIRANOS, QUERIAM O COMANDO DO COMÉRCIO DO PETRÓLEO DAQUELE PAÍS.
    TIRANOS QUE ACUSAM E MATAM, MAS PARA SALVAR QUEM PRECISA, NÃO DISPÕE 1 DÓLAR OU EURO FURADOS!
    👇
    “A Líbia calcula que mais de 5,3 mil pessoas morreram e outras 10 mil estão desaparecidas, depois que a tempestade ‘Daniel‘ passou pelo Mediterrâneo e atingiu o país do Norte de África no domingo (10/9) à noite, provocando fortes chuvas que causaram inundações repentinas e o rompimento de duas barragens, levando bairros costeiros inteiros para o mar…” 😢😢😢
    #SosLibia

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading