Chanceler Araújo homenageia rei celebrado pelo neonazista que matou 77 na Noruega e por supremacistas brancos

Em suas andanças para confraternizar com a extrema direita pelo mundo, o chanceler Ernesto Araújo bateu ponto na Polônia: “Ontem, no castelo de Varsóvia, com o retrato do rei polonês Jan Sobieski, vencedor da batalha dos portões de Viena em 1683”, escreveu no Twitter sob um quadro do italiano Bacciarelli. Sobieski é celebrado como “salvador do Ocidente” por neofascistas, supremacistas brancos e facínoras ideologicamente comprometidos em geral. Era ídolo de Anders Breivik, o terrorista que executou 77 pessoas na Noruega em 2011.

O manifesto em que Breivik justifica seu crime atacando “marxistas culturais” e defensores da “hegemonia multiculturalista” — obsessões repetidas pela turma de Araújo — se chamava “2083 – Uma Declaração Européia de Independência”. O ano de 2083 marcará o 400º aniversário da Batalha de Viena, tema da pintura sob a qual posou Araújo. O Império Otomano, que se estendia das margens do Golfo Pérsico até o que são hoje Budapeste e Marrocos, sitiou a cidade por três meses.

Forças polaco-lituanas, húngaras, austríacas e alemãs, sob o comando de Sobieski, derrotaram os islâmicos. Breivik escreveu que “em 11 de setembro de 2083, a terceira onda da jihad terá sido repelida”, juntamente com a “cultura marxista / multiculturalista”. O episódio passou para a história como um choque de civilizações, a vitória cristã sobre os muçulmanos.

Para neonazistas e conspiracionistas de direita, estamos numa nova fase dessa guerra antiga. “Devemos nos levantar e reivindicar o que é nosso por direito!”, conclama Breivik. “A Europa voltará a ser governada por patriotas”. Numa foto de um encontro com Matteo Salvini, vice-premiê da Itália, Araújo afirma que “cingimos o elmo e estamos prontos para a luta decisiva”.

O buraco em que o olavo-bolsonarismo quer nos meter, tendo como veículo figuras como Araújo, é bem mais embaixo.

via DCM

Comente

1 comentário em “Chanceler Araújo homenageia rei celebrado pelo neonazista que matou 77 na Noruega e por supremacistas brancos”

  1. Magda ferreira santos

    O IMBECIL ESTÁ MAL NASCIDO, MAS MESMO NASCENDO NA NORUEGA OU QUALQUER OUTRO PAÍS NÓRDICO TERIA QUE OCUPAR POR MUITOS ANOS BANCOS ESCOLARES PARA NÃO SER EXECRADO TAMBEM POR ELES!

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading