Ex-líder petista anuncia retorno ao Congresso para impulsionar reformas e defender agenda governamental em São Paulo

Brasília (DF/BR) ·♦· 16 de março de 2026
José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil no primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou sua pré-candidatura a deputado federal por São Paulo nas eleições de 2026.
O comunicado veio durante evento comemorativo de seus 80 anos, realizado no domingo (15/mar), no Salão Nobre do Parque São Jorge, na zona leste da capital paulista.
Dirceu afirmou: “Sou pré-candidato, a pedido e a convite do presidente Lula. Voltei para o Diretório Nacional e já estou fazendo pré-campanha dentro da lei e das resoluções do TSE”.
Ele enfatizou o foco em contribuir com a articulação política no Congresso Nacional e apoiar a agenda do governo federal, defendendo reformas tributárias como a taxação de grandes fortunas e rendas elevadas.
Na mesma ocasião, Dirceu elogiou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, dizendo que ele “possui força política e eleitoral suficiente para disputar novamente o governo paulista e vencer já no primeiro turno”.
O plano do PT inclui ampliar influência no interior paulista com aliados como o vice-presidente Geraldo Alckmin e nomes potenciais para a chapa oposicionista, incluindo Márcio França e Marina Silva.
Alertas de Dirceu sobre ameaças à soberania nacional foram destacados por O Globo, com críticas ao bolsonarismo: “O que eles pretendem para o Brasil? Privatizar a Previdência, a Petrobras, os bancos públicos, o BNDES, desvincular o salário mínimo da economia e tirar recursos da saúde e da educação”.
Ele também recordou apelo anterior de Lula, em fevereiro de 2026: “Há um apelo do presidente Lula para que eu passe à direção do PT e à Câmara. Eu acredito que eu posso contribuir com a minha experiência, que já fui deputado estadual, governador, ministro, presidi o PT, vim da luta lá atrás, na década de 1960. E posso contribuir com São Paulo, sendo deputado por São Paulo, e também com o governo do presidente Lula, trabalhando pela reeleição dele”.
O evento reuniu militantes e apoiadores de diversas regiões de São Paulo, com ênfase no encontro com a base partidária.
Uma segunda celebração está agendada para terça-feira (18/mar), em Brasília, com presença de dirigentes do PT.
Dirceu, que teve mandato cassado em 2005 pelo escândalo do mensalão e condenações na Lava Jato anuladas pelo STF, busca retomar influência para fortalecer laços democráticos e justiça social no Legislativo.
Críticas ao governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) marcam o discurso, com acusações de ausência em áreas como ciência, tecnologia e indústria, além de falhas em políticas sociais, saúde, educação e segurança pública – classificando a situação da Polícia Civil e Militar como um “desastre”.

SIGA NAS REDES SOCIAIS

![]()
Compartilhe via botões abaixo:

