Brasil importará arroz para evitar especulação e aumento de preços após enchentes no Rio Grande do Sul

Lula sugeriu importar feijão, mas o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, afirmou que apenas o arroz será necessário




siga também nosso CANAL (AQUI)

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) planeja comprar arroz já processado e embalado internacionalmente para evitar a escassez e o aumento de preços causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, explicou que as perdas na lavoura e a dificuldade logística devido às enchentes estão levando à necessidade de importação.

A Conab receberá recursos por meio de crédito extraordinário e terá permissão para adquirir até 1 milhão de toneladas de arroz.

O Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu que o país também poderia precisar importar feijão, mas o ministro Fávaro afirmou que apenas o arroz será necessário.

O Brasil, que produz cerca de 10,5 milhões de toneladas de arroz anualmente, consome mais do que produz e normalmente importa o grão todos os anos.

Fávaro se reuniu com representantes da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul e 123 sindicatos rurais para avaliar as demandas do setor, devido ao desastre causado pelas chuvas.

A prorrogação imediata por 90 dias de todos os débitos do setor, a pedido dos produtores, será analisada pelo governo.

Essa medida requer aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN), que deverá realizar uma reunião extraordinária nos próximos dias para considerar o pleito dos produtores gaúchos.




siga também nosso CANAL (AQUI)

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading