Bolsonaro é escândalo mundial: jornais destacam “corrupção” e “impeachment”

Mídias estrangeiras atentas aos movimentos de personagens do governo expõem ao mundo que o presidente brasileiro é suspeito de incorrer no crime de prevaricação

Reuters: Bolsonaro demite oficial após alegações de corrupção enquanto crescem os pedidos de impeachment – A matéria refere-se à exoneração do funcionário do Ministério da Saúde, o diretor de logística Roberto Dias, após o representante da empresa de vacinas Davati Medical Supply ter afirmado que ele pediu propina de US$ 1 por dose em troca de fechar contrato com a pasta. “Os brasileiros estão furiosos com as oportunidades perdidas de comprar vacinas“, diz o texto que menciona o imunizante indiano Covaxin e o laboratório Bharat Biotech. A redação aponta que ainda são altas as taxas de mortes por covid-19 no Brasil e que os escândalos geraram o superpedido de impeachment contra Bolsonaro, “um direitista divisivo, que subestimou a gravidade da pandemia, protestou contra os bloqueios, promoveu remédios não comprovados e semeou dúvidas sobre as vacinas“.

ChannelNewAsia – Bolsonaro demite oficial de saúde do Brasil após nova acusação de corrupção de vacina contra Covid-19 – O texto é embasado na matéria da agência Reuters, que também mostra que “o chefe da coalizão de governo na Câmara dos Deputados, o deputado Ricardo Barros, citado pela Folha como tendo sugerido Dias para o cargo em janeiro de 2019, negou que o tivesse feito: Ele não foi minha escolha“, escreveu nas redes sociais o ex-ministro da saúde e mediador do bloco de centro que protegeu Bolsonaro de pedidos de impeachment”.

France24 – Nova oferta para impeachment do Bolsonaro do Brasil devido à resposta da Covid – Explorando a fama mundial que nosso país alcançou com as altas taxas de mortes e infecção por coronavírus, o jornal também destaca a “corrupção na aquisição de vacinas contra o coronavírus para combater uma pandemia que ele é acusado de ter manipulado mal“. O redator menciona o superpedido de impeachment “assinado por dezenas de partidos políticos de esquerda, sindicatos e organizações cívicas, bem como alguns ex-aliados, [que]foi apresentado à Câmara dos Deputados. [O documento] listou mais de 20 acusações contra Bolsonaro, incluindo “negligência” ao encabeçar a resposta à Covid-19 que já matou mais de 500.000 no Brasil“. O texto também expõe ao mundo a CPI da Covid “que investiga a forma como o governo está lidando com a pandemia“, onde ocorre “um desfile de testemunhas” argumentando “como o líder de extrema direita e seu governo desrespeitaram descaradamente os conselhos de especialistas sobre como conter o vírus“. Há ainda menções à exoneração de Dias no MS, à resposta da AstraZeneca afirmando em nota que “não usa intermediários para vender vacinas aos governos“, e aos irmãos Miranda, que “disseram que levaram o assunto ao presidente, mas ele não tomou nenhuma providência“, o que levou “três senadores brasileiros” a “acusaram formalmente Bolsonaro de prevaricação perante o Supremo Tribunal“.

The Roanoke Times – Com um título não vinculado ao tema Brasil e referente à manutenção de programa de vacinação em massa na Indonésia, o jornal publicou uma imagem desta quarta-feira (30/06) onde manifestantes brasileiros seguram “cópias de dólares americanos sobrepostos com a imagem do presidente Jair Bolsonaro, marcada com tinta vermelha para simbolizar o sangue das vítimas da COVID-19“. O gesto fez parte de “protesto do lado de fora do Congresso para exigir a renúncia do presidente“. O jornal também menciona o superpedido “de impeachment contra Bolsonaro por corrupção relacionada à compra de vacinas COVID-19“, que “foi apresentado à Câmara dos Deputados aumentando a pressão que o líder enfrenta nas audiências [da CPI da Covid] no Senado”, referentes à condução da pandemia.  


Siga no Telegram

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading