Caso do PCC acumula “coincidências” levando a expressão “armação do Moro” ao Trend Topic do Twitter
O caso do PCC, sobre o suposto plano da facção para sequestrar e matar figuras públicas, dentre eles o senador Sergio Moro (União Brasil-PR), segue rendendo polêmicas nas redes sociais. Um grupo de usuários não engole a história, que não deixa de ser espetaculosa, contrastando com a realidade brasileira.
Um usuário de rede social afirmou, sobre o político, que “ele só quer estar na mídia”, mas “é muito fraco”. Na sequência, o internauta observou que “ele só se levanta na mídia quando pega carona em uma fala de Lula ou Bolsonaro“, por ser “um zero na política“.
De fato, a leitura do nome de Sergio Moro como é feita hoje somente é possível devido a Lula. Não fossem as reportagens espetaculosas do suposto combate à corrupção da operação Lava Jato, apresentadas pelas mesmas mídias que apoiaram o golpe 2016, contra a ex-presidente Dilma Rousseff, o Partido dos Trabalhadores e seu principal fundador, ele continuaria sendo um juiz, em algum lugar.
Enquanto isso, o caso do PCC segue acumulando “coincidências” e chegou a levar a expressão “armação do Moro” ao Trend Topic do Twitter (leia mais abaixo), após Lula declarar publicamente que tem tais suspeitas sobre o tema (assista ao vídeo AQUI).
O ex-juiz federal foi declarado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) “parcial” e “incompetente” para julgar o hoje Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas o magistrado que largou a toga para entrar na política julgou e sentenciou o fundador de seu próprio partido a uma pena de prisão injusta, da qual resultou no cumprimento de 580 dias.
Tanto Sergio Moro quanto o ex-procurador do MPF (Ministério Público Federal) do Paraná, o hoje deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), não se conformam com a anulação de todas as condenações e investigações contra Lula.
A exposição reveladora das conversas de ambos, juntamente com outros membros do órgão, via aplicativo Telegram, hackeadas e entregues para julgamento da Corte máxima de Justiça, mostraram que o objetivo da Operação Lava Jato não era apenas investigar Lula, mas prendê-lo a qualquer custo, o que ocorreu sem que fosse apresentada uma única prova.
Até mesmo Reinaldo Azevedo afirmou ao Presidente do Brasil, durante entrevista no início deste mês, que “o senhor foi preso” e “condenado sem provas por um juiz incompetente” (assista ao vídeo AQUI). Na sequência o jornalista desafiou “qualquer pessoa” a mandar para ele “em quais páginas da sentença de Sergio Moro estão as provas contra este senhor (apontando para Lula).
Azevedo acrescentou que “esse desafio serve para o Sergio Moro, serve para o TRF-4 [Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede na cidade de Porto Alegre, órgão de segundo Grau da Justiça Federal dos estados brasileiros do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul] serve para o STJ [Superior Tribunal de Justiça]”.
“Eu quero as provas, e não as opiniões [como as “convicções” de Moro e Dallagnol] que essas pessoas pudessem ter a seu respeito“, disse o jornalista, que acrescentou que possui cópia da sentença e não encontrou prova alguma, após sofrer com a péssima escrita do ex-juiz federal.
“Depois da operação contra um plano da facção criminosa PCC para atacar autoridades públicas, entre elas o ex-juiz, uma série de coincidências sobre o caso reveladas aos poucos talvez deem razão ao Presidente” Lula, escreve a redação do portal DCM, em matéria mostrando que “a hashtag “armação do Moro” foi parar nos assuntos mais comentados do Twitter, junto com uma outra: “Lula tem razão”“.
Após a declaração de Lula, “o ex-juiz vem tentando associar a imagem do presidente ao crime organizado. No entanto, uma série de questões em torno da operação da Polícia Federal (PF) foram surgindo em relação ao suposto “plano do PCC para matar Moro”“, observa o site progressista.
“Entre as principais coincidências no caso da facção estão a juíza Gabriela Hardt, da 9ª Vara Criminal de Curitiba, assumir o caso após a magistrada titular sair de férias no dia que a ação chega. Ela é a juíza que substituiu Moro na Lava Jato em Curitiba e chegou a ter uma condenação contra o presidente Lula anulada por instâncias superiores“, lembra o site.
“Hardt também tirou o sigilo do processo após a declaração de Lula sobre a possível “armação”, e autorizou a operação, solicitada vários dias antes pela Policia Federal, meia hora depois da divulgação de uma entrevista infeliz onde o presidente Lula comentava a raiva que já sentiu de Moro e como pensou em se vingar dele“, diz o site sobre o dia em que o Presidente o chamou de “merda” e disse que pensou em “foder” o ex-juiz.
O Conjur – site mais lido no meio jurídico, disse que o caso, assim como os de Lula, que Sergio Moro julgou na declarada “incompetente” 13ª Vara Federal de Curitiba, também deveria ir para a Justiça estadual de São Paulo e não do Paraná.
“Na web, internautas afirmam que Sergio Moro realmente armou todo o episódio e reclamam da postura da mídia. “Uma matéria do Globo diz que “aliados e ministros do Lula” acham que ele errou ao falar em armação do Moro“, mostra o portal.
“Mas a matéria não traz o nome de um aliado ou ministro que teria dito isso. O jornalismo da mídia burguesa vive de especulação, disse-que-me-disse, invenção, mentira”, escreveu um usuário“, conforme transcrito no site, que reproduziu “alguns tuítes“:
