PF cumpre mais 8 mandados de prisão e 13 de busca e apreensão contra golpistas do ‘8 de Janeiro’

6ª fase da Operação Lesa Pátria identifica manifestantes bolsonaristas golpistas terroristas responsáveis pelo quebra-quebra contra sedes dos Três Poderes

Após pedidos expedidos pelo STF (Supremo Tribunal Federal), a PF (Polícia Federal) cumpriu na manhã desta terça-feira (14/2), nos estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo, nova operação com 8 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de busca e apreensão contra financiadores e participantes dos atos golpistas de 8 de janeiro.

Esta é a 6ª fase da Operação Lesa Pátria, realizada pela PF como parte da investigação que apura os responsáveis pelos atos golpistas de 8 de janeiro em Brasília, quando manifestantes bolsonaristas golpistas terroristas invadiram os prédios dos Três Poderes.

As pessoas envolvidas nos atos golpistas podem responder pelos crimes de Abolição violenta do Estado Democrático de Direito; Golpe de Estado; Dano qualificado; Associação criminosa; Incitação ao crime; e Destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido, informa o UOL.

Até a semana passada, quando foi realizada a 5ª fase da operação, a PF informa que foram cumpridos 17 mandados de prisão preventiva, 3 de prisão temporária e 37 de busca e apreensão.

Na primeira fase, em 20 de janeiro, foram presos Ramiro dos Caminhoneiros, apontado como um dos principais nomes na organização de caravanas aos atos golpistas, e Renan da Silva Sena, ex-funcionário terceirizado do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Em 27 de janeiro, a PF prendeu Fátima de Tubarão, que viralizou em vídeo nas redes sociais dizendo que ia “pegar o Xandão“.

Leonardo Rodrigues de Jesus, o Léo Índio, um sobrinho do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi alvo de busca e apreensão. Ele não foi localizado.

No último dia 7, foi preso o ex-chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar do DF, coronel Jorge Eduardo Naime Barreto. Ele estava de folga no dia dos atos golpistas —havia pedido dispensa entre os dias 3 e 8 daquele mês.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading