Decisão monocrática blinda material sigiloso do banqueiro, priorizando proteção à privacidade em meio à investigação de fraudes no sistema previdenciário
Brasília (DF) · 17 de março de 2026
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta segunda-feira (16/mar) a suspensão imediata do acesso ao material oriundo da quebra de sigilos de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, armazenado na sala-cofre da CPMI do INSS.
A decisão ocorreu imediatamente após a notícia de que A CPMI obteve acesso a documentos que revelam nos contatos salvos nos celulares do ex-banqueiro e ex-controlador do Banco Master os números do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), dentre outros de peso.
A ideia do ministro é preservar aspectos da vida privada do investigado na Operação Sem Desconto, que apura fraudes previdenciárias.
No despacho, Mendonça destacou a necessidade de proteção ao sigilo e ordenou que a Polícia Federal (PF) retire, com urgência e em colaboração interinstitucional com a presidência da comissão, todos os equipamentos e documentos do local.
A PF deverá realizar nova filtragem para separar conteúdos estritamente privados, impedindo que sejam compartilhados com a CPMI.
A medida atende ao contexto de investigações sensíveis que envolvem quebras de sigilo bancário, fiscal e telemático aprovadas pela própria comissão e pelo STF.
Mendonça assumiu a relatoria do inquérito do Banco Master após o ministro Dias Toffoli deixar o caso, e uma de suas primeiras ações foi ajustar o fluxo de informações para equilibrar transparência investigativa e garantias constitucionais.
A proibição abrange todo o conteúdo relacionado a Vorcaro na sala-cofre, com ênfase na preservação de dados pessoais.
A decisão reforça a independência dos poderes e o respeito às prerrogativas individuais em processos que demandam rigorosa observância de limites democráticos.

SIGA NAS REDES SOCIAIS

![]()
Compartilhe via botões abaixo:


O sobrenome Mendonça, trás em si um provérbio antigo: Mendonça: mata gato fala ONÇA!!!
Ah, se fosse algum da esquerda política…Seria um falatório só, principalmente da apodrecida e desacreditada mídia, dita grande!!!
Vida que segue!!!!!!(
Já ficou fartamente comprovado o envolvimento de Mendonça com o Vorcaro/Banco Master, portanto ele já deveria ter se declarado suspeito, e ter pedido novo sorteio para que outro Ministro assuma a relatoria do caso. Pelo bem do STF, que está perdendo a credibilidade com as decisões cada vez mais questionáveis de Mendonça.