Brasília (DF)
12 de outubro de 2026
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou nesta segunda-feira (12/out) mensagem de fé e esperança no Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. O texto pede bênçãos para as famílias, proteção às crianças e que nunca falte comida na mesa, em um dia que também marca o Dia das Crianças e ocorre no contexto da disputa eleitoral de 2026.
Lula escreveu em sua conta no X: “Hoje é dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Um dia de fé, esperança e de renovar aquilo que temos de mais bonito: o amor e o cuidado com o próximo. Que Nossa Senhora Aparecida abençoe nossas famílias e proteja nossas crianças. Que nunca falte comida na mesa, paz dentro dos lares e esperança no coração do povo brasileiro. Viva a nossa Padroeira!”
As fotos que acompanham a publicação são de Ricardo Stuckert.
O QUE ACONTECEU NA MISSA DO ALVORADA?
Pela manhã, o presidente participou de missa em homenagem à padroeira na capela do Palácio da Alvorada, em Brasília. A celebração começou por volta das 9h e contou com a presença da primeira-dama Janja da Silva, do ex-ministro da Educação Camilo Santana e do governador do Piauí Rafael Fonteles, segundo o Correio Braziliense. O tema da missa incluiu moradia, conforme o Valor Econômico.
Após a celebração, Lula afirmou que a padroeira tem sido ofendida por alguns religiosos que não querem respeitar a religião do outro. Segundo o G1, ele disse: “No instante em que Nossa Senhora Aparecida é ofendida por alguns religiosos que não querem respeitar a religião do outro. Todos temos que respeitar a fé das pessoas como elas são.”
POR QUE O DIA DA PADROEIRA GANHOU PESO POLÍTICO EM 2026?
A data ocorre em meio ao segundo turno das eleições presidenciais. Nos últimos dias de campanha, circularam publicações que associaram o senador Flávio Bolsonaro (PL) a uma suposta intenção de retirar de Nossa Senhora Aparecida o título de padroeira do Brasil. O candidato negou a informação. O tema gerou reações de apoiadores, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que liberou publicações desde que não associassem o projeto diretamente ao candidato do PL.
O projeto antigo que voltou a circular é o PL 2.623/2007, de autoria do então deputado Victório Galli, arquivado em 2008, que propunha alterar a redação da lei do feriado para tratar a santa como padroeira dos brasileiros católicos, e não “do Brasil”. A polêmica foi amplamente debatida no portal, como em matérias sobre decisões judiciais envolvendo posts de Antonio Tabet e liminares de ministros do TSE e do STF.
A informação de que Flávio Bolsonaro defenderia a retirada do título de padroeira de Nossa Senhora Aparecida foi classificada como desinformação por ele e por decisões eleitorais.
QUE MAIS ACONTECEU?
Enquanto Lula ficou em Brasília, o vice-presidente Geraldo Alckmin seguiu para o Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo, como faz tradicionalmente. Em vídeo, ele pediu a intercessão da santa pela saúde do Papa Leão XIV e pelo futuro do Brasil.
A análise aponta que o aceno ao eleitorado católico, majoritário em diversas regiões, ganhou centralidade na reta final da campanha. O respeito mútuo entre crenças — católica, evangélica, de matriz africana e outras — aparece como contraponto recorrente nas falas do presidente, alinhado à diversidade religiosa do país.
A mensagem de Lula conecta a fé tradicional à pauta social concreta: comida na mesa, paz nos lares e proteção às crianças. O feriado de Nossa Senhora Aparecida é nacional desde a Lei 6.802/1980. O Santuário Nacional espera centenas de milhares de fiéis neste 12 de outubro. A disputa eleitoral segue, com a Justiça Eleitoral como árbitro de narrativas que envolvem símbolos religiosos.
A análise observa que símbolos de identidade nacional, como a padroeira, mobilizam eleitores quando inseridos em debates sobre respeito e inclusão, sem descaracterizar o caráter laico do Estado.
SIGA NAS REDES SOCIAIS

![]()
Compartilhe via botões abaixo:
