Kassio substitui Celso e pode votar contra Moro livrando Lula, mas agradando Bolsonaro

“A expectativa é a de que o novo ministro siga a linha garantista no STF, que critica os métodos da Lava Jato”

Caso Kassio Marques seja de fato o novo ocupante da cadeira de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), em substituição à Celso de Mello que se aposenta no próximo dia 13, a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro, que está na segunda turma do Tribunal aguardando o voto de desempate do decano, poderá ser decidida contra o desafeto de Bolsonaro. Não se sabe.

Para Mônica Bergamo, Kassio deve “assumir casos emblemáticos” que questionam a Lava Jato, caso tenha mesmo seu nome aprovado para o Supremo, e a “expectativa é a de que Kassio Marques siga a linha garantista no STF, que critica os métodos da Lava Jato“, diz.

O desembargador pode votar na ação em que o ex-presidente Lula pede a suspeição de Sergio Moro no caso do triplex, caso fique na 2ª Turma do STF“, diz Bergamo.

Ao mesmo tempo, sem Celso de Mello, que deixa a Corte na próxima terça (13), o Supremo ficará sem o principal contraponto ao presidente. A expectativa de Bolsonaro é grande o que é notado em seus manifestos de confiança:

“Ele está 100% alinhado comigo”, disse Bolsonaro no domingo (04).

Vale observar que uma vez no cargo vitalício um magistrado do STF não depende mais do apoio do presidente que o indicou para a vaga e só pode pode ser destituído com um processo de impeachment no Senado, o que jamais aconteceu no Brasil.

Kassio Nunes pode sentir autonomia o suficiente, o que também é possível, podendo tender para o lado que lhe convier, até mesmo contra quem lhe deu a chance de estar ali.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading