📷 André Mendonça e Flávio Bolsonaro na Marcha Para Jesus, em São Paulo, na quinta-feira (4/jun), Dia de Corpus Christi – Imagens reprodução redes sociais [digital remaster upscaling photo] | 6.6.2026
| Brasília (DF)
06 de junho de 2026
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) protocolou, nesta sexta-feira (5/jun), pedido formal no Supremo Tribunal Federal para que o ministro Alexandre de Moraes seja declarado suspeito de analisar qualquer fato relacionado ao empresário Daniel Vorcaro e ao Banco Master.
A defesa do senador sugere que o caso seja redistribuído ao ministro André Mendonça, atual relator do inquérito que investiga a instituição financeira.
O movimento surge após Alexandre de Moraes encaminhar à Procuradoria-Geral da República representação do deputado Lindbergh Farias (PT-RJ).
O petista pediu apuração sobre supostas ligações entre Flávio Bolsonaro, Daniel Vorcaro e o financiamento do filme Dark Horse, cinebiografia inspirada na trajetória de Jair Bolsonaro.
Reportagem do Intercept Brasil revelou que Vorcaro destinou recursos a pedido do senador para a produção do documentário.
A petição de Flávio Bolsonaro, enviada ao presidente do STF, Edson Fachin, argumenta que o Banco Master pagou R$ 80,2 milhões ao escritório de advocacia da esposa de Alexandre de Moraes, Viviane Barci de Moraes, o que configuraria proximidade capaz de comprometer a imparcialidade do ministro.
A defesa cita ainda mensagens encontradas no celular de Vorcaro e lembra que o próprio Ministro Dias Toffoli já se declarou suspeito em feitos semelhantes.
O episódio reforça a necessidade de transparência nos mecanismos de controle de conflitos de interesse no Supremo Tribunal Federal.
O respeito ao princípio da imparcialidade não é mera formalidade processual, mas pilar da democracia brasileira.
De acordo com a Folha de S.Paulo, a defesa classifica o pedido de Lindbergh Farias como “composto por inúmeras ilações desconexas da realidade”.
André Mendonça conduz os processos centrais sobre o Banco Master, o que justificaria a redistribuição, destacam g1 e CNN Brasil.
O caso Dark Horse ganha, assim, contornos que extrapolam o financiamento de uma produção audiovisual e tocam diretamente na credibilidade das investigações que envolvem a família Bolsonaro e o bolsonarismo.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
FAQ Rápido
1. O que Flávio Bolsonaro pede exatamente ao STF?
Que Alexandre de Moraes seja declarado suspeito e que o caso seja redistribuído ao ministro André Mendonça.
2. Qual o motivo alegado para a suspeição?
Contrato milionário do Banco Master com o escritório da esposa de Moraes, o que, segundo a defesa, comprometeria a imparcialidade.
3. O caso Dark Horse está relacionado a qual investigação?
À apuração de supostas irregularidades no financiamento do filme sobre Jair Bolsonaro e possíveis conexões com a estadia de Eduardo Bolsonaro nos Estados Unidos.
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
SIGA NAS REDES SOCIAIS

![]()
Compartilhe via botões abaixo:
