
Senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) discursa na CPAC – LEANDRO LOZADA/AFP
Brasília (DF) 04 de abril de 2026
Um editorial da Folha de S. Paulo publicado no final da noite deste sábado (4/abr) começa resgatando maio de 2022, quando a Folha já classificava como “ofensiva estúpida” as tentativas de Jair Bolsonaro de desacreditar as eleições brasileiras com teorias conspiratórias sobre as urnas eletrônicas.
O ex-presidente não só perdeu o pleito para Lula como acabou condenado e preso por tentativa de abolição violenta do Estado democrático de Direito.
O jornal volta ao tema motivado por um discurso de Flávio Bolsonaro, pré-candidato do PL, na CPAC, nos Estados Unidos.
O senador, que aparece tecnicamente empatado com Lula no Datafolha, provou que “bolsonarismo moderado” é um oxímoro1 ao listar ameaças e desinformações — como a ideia de que Lula só venceu com ajuda do STF e de Joe Biden.
- Oxímoro: figura de linguagem que combina palavras com significados opostos ou contraditórios em uma mesma expressão, criando um novo sentido lógico ↩︎
Flávio declarou que será o escolhido desde que haja “eleições livres e justas”, dizendo: “Se o nosso povo puder se expressar livremente nas redes sociais e se os votos forem contados corretamente, nós venceremos”.
Flávio, ‘vassalo’ de Trump e ‘golpista’ como Bolsonaro, diz que ‘eleição justa só se ele vencer’, alerta jornalista de O Globo
Também pediu que os EUA monitorem a liberdade de expressão no Brasil e apliquem pressão diplomática sobre as instituições brasileiras.
O editorial lembra que, desde 1989, o Brasil tem eleições diretas livres e justas, com votos contados corretamente — especialmente após a urna eletrônica, adotada em 1996 e modelo mundial.
A Folha afirma que Flávio deveria parar de perseguir fantasmas e explicar seus próprios aspectos nebulosos, como as “rachadinhas” e ligações com milicianos.
Por fim, o jornal cobra que o pré-candidato esclareça o que quis dizer em entrevista à Folha no ano passado ao falar em “possibilidade e uso da força” caso o STF derrube um eventual indulto ao pai, e que apresente propostas para o ajuste fiscal necessário ao país a partir de 2027.

RECEBA NOSSAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM SEU E-MAIL









Até tu Folha golpista????