ARRASTE 0%
Português Inglês Irlandês Alemão Sueco Espanhol Francês Japonês Chinês Russo
```html ```
Avançar para o conteúdo
RESUMO
URBS MAGNA


Brasília (DF)
23 de outubro de 2026

No debate da TV Globo desta sexta-feira (23/out), um trecho da atualização em tempo real da plataforma independente Checagem Ao Vivo classificou 52 declarações de Flávio Bolsonaro como fakes e outras 36 como “não é bem assim”, contra apenas 8 fatos verdadeiros. Luiz Inácio Lula da Silva somou 59 fatos verdadeiros, 5 classificações de “não é bem assim” e zero fakes, conforme a captura de imagens registradas mais abaixo.

O levantamento acompanhou simultaneamente as falas dos candidatos durante o confronto mediado por César Tralli. A ferramenta utiliza inteligência artificial com revisão humana e classifica as afirmações em Fato, Fake ou Não é bem assim, com indicação de fonte e horário, segundo a Checagem Ao Vivo. O placar final do vídeo mostra 160 checagens no total (64 atribuídas a Lula e 96 a Flávio), com o senador concentrando a maioria das contestações.

Entre as falas de Flávio marcadas como Fake no acompanhamento da plataforma estão afirmações sobre o número de obras paralisadas (citadas como mais de 11.500), o fim da Cracolândia, a redução de produtos de consumo como legado exclusivo do governo atual e acusações específicas envolvendo o financiamento do filme Dark Horse e investimentos de fundos de pensão no Banco Master. Declarações sobre a Argentina, taxa de juros e a relação de Lula com o “tigrinho” também receberam selo de Fake ou Não é bem assim em diferentes momentos da transmissão.

Do lado de Lula, a plataforma registrou como Fato referências à criação de universidades e institutos federais, à transposição do Rio São Francisco, a programas de crédito e renegociação de dívidas, e a dados sobre inclusão social e salário mínimo. Algumas falas receberam o selo “Não é bem assim”, mas nenhuma foi classificada como Fake no placar final exibido.

IMPORTANTE: O placar da Checagem Ao Vivo reflete as declarações selecionadas e classificadas pela plataforma durante o debate, no trecho específico em que era feita a atualização. Ele não representa a totalidade de todas as falas proferidas nem substitui verificações posteriores de outras organizações. Diferentes agências usam metodologias e critérios próprios de seleção.

Outras equipes de checagem publicaram análises paralelas. O Aos Fatos listou dezenas de verificações e apontou múltiplas falas de Flávio como falsas ou enganosas (incluindo sobre obras paralisadas, apostas, Casa da Mulher Brasileira e o caso da menina Ana Clara), enquanto várias declarações de Lula foram confirmadas ou parcialmente contextualizadas. O UOL Confere também classificou como falsas ou enganosas várias afirmações do senador sobre obras, reduflação, Cracolândia e o relatório da Polícia Federal, e registrou imprecisões e exageros em falas do presidente. O serviço Fato ou Fake do Grupo Globo publicou verificações em tempo real nos sites do grupo, com classificações de #FATO, #FAKE e #NÃOÉBEMASSIM.

A análise aponta que o volume de contestações concentrado nas falas de Flávio Bolsonaro, tanto na plataforma independente quanto em agências consolidadas, reabre o debate sobre a qualidade da informação oferecida ao eleitor a dois dias do segundo turno. O confronto da Globo ocorreu com regras que limitaram a circulação dos candidatos e privilegiaram temas pré-definidos, mas ainda assim registrou troca de acusações, incluindo a referência de Flávio aos “nove dedos” de Lula e a resposta do presidente chamando o adversário de miliciano, conforme a BBC News Brasil.

O segundo turno das eleições de 2026 está marcado para domingo (25/out). As checagens em tempo real e posteriores oferecem ao eleitor instrumentos para confrontar as declarações com documentos oficiais, dados de órgãos como o TCU, o IBGE e o Banco Central, e reportagens já publicadas.

O QUE A CHECAGEM AO VIVO REGISTROU NO FINAL DO DEBATE?

A plataforma exibiu, no encerramento, 59 fatos para Lula (candidato 64 no placar), 5 “não é bem assim” e zero fakes. Para Flávio (candidato 96), foram 8 fatos, 36 “não é bem assim” e 52 fakes.


POR QUE OS NÚMEROS IMPORTAM PARA O ELEITOR?

Eles permitem comparar, com base em critérios transparentes e em tempo real, a proporção de afirmações sustentadas por evidências apresentadas por cada candidato no último debate antes da votação.

COMO OUTRAS AGÊNCIAS AVALIARAM AS MESMAS FALAS?

Aos Fatos, UOL Confere e o Fato ou Fake também identificaram volume elevado de contestações nas declarações de Flávio Bolsonaro, com confirmações mais frequentes para falas de Lula, embora ambos tenham registrado imprecisões.

FAQ Rápido

O que significa “não é bem assim”?
É a classificação usada pela plataforma para falas que contêm imprecisões, exageros ou falta de contexto, sem serem integralmente falsas.

Lula teve alguma fala classificada como Fake neste trecho da atualização da Checagem Ao Vivo?
Não. O placar final do vídeo registra zero fakes para o presidente, no trecho específico, que não representa a totalidade das falas.

Onde conferir as checagens completas?
No site da plataforma (checagemaovivo.org) e nas publicações do Aos Fatos, UOL Confere e Fato ou Fake.


SIGA NAS REDES SOCIAIS




Compartilhe via botões abaixo:

1 comentário em “Flávio crava 52 fakes e 36 “não é bem assim”; Lula conta 59 fatos verdadeiros, mostra trecho de checagem durante atualização”

Comente com moderação

文

Discover more from Urbs Magna

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading