Português Inglês Irlandês Alemão Sueco Espanhol Francês Japonês Chinês Russo
Avançar para o conteúdo

Boulos manda recado a Flávio após uso de imagens da fome no governo Bolsonaro para atacar Lula

 

“E aí? Vai se retratar?”, pergunta o ministro ao senador sobre sua “cara de pau” ao compartilhar imagens de 2021, mostrando pessoas pegando comida no lixo; jornalistas e comunicadores também reagem

Guilherme Boulos e Flávio Bolsonaro

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos, é o entrevistado no programa ‘Bom Dia, Ministro’ |17.3.2026| Imagem reprodução Canal Gov | O senador Flávio Bolsonaro durante fala em vídeo dizendo que a gestão Lula causa miséria no Brasil |12.4.2026| Imagem reprodução / redes sociais | Ao fundo, imagem de pessoas procurando comida em caminhão de lixo, no ano de 2021

RESUMO
 
URBS MAGNA
 

São Paulo (SP) · 12 de abril de 2026

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) publicou neste domingo (12/abr) um vídeo nas redes sociais em que associa o aumento do endividamento das famílias brasileiras a imagens de pessoas revirando um caminhão de lixo em busca de comida.

As cenas, porém, foram registradas em setembro de 2021, em Fortaleza (CE), ainda durante o governo de seu pai, Jair Bolsonaro.

A postagem, que já circula amplamente, retoma um tuíte da Folha de S.Paulo de 18 de outubro de 2021 que descrevia o episódio como “mais um retrato do agravamento da fome no Brasil”.

No vídeo, Flávio Bolsonaro utiliza o material para criticar a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A ação gerou imediata repercussão entre jornalistas e comunicadores sociais, que apontaram a ironia de um filho do ex-presidente recorrer a registros do próprio governo para atacar o atual.

O ministro da Secretaria da Presidência da República, Guilherme Boulos, chamou Flávio Bolsonaro de “cara de pau” e perguntou, em mensagem direta no X ao marcar seu nome social, se ele “não vai se retratar“.

Comunicadores progressistas e jornalistas independentes também reagiram nas redes, classificando a estratégia como contraditória e pouco transparente.

 

 

 

 


O senador buscou criar uma narrativa de agravamento da crise econômica sob Lula, mas acaba expondo fatos ocorridos quando o PL ainda comandava o Palácio do Planalto.

O órgão de checagem Aos Fatos confirmou, por meio de busca reversa, que o vídeo original foi gravado em 28 de setembro de 2021 no bairro Cocó, área nobre de Fortaleza.

Na época, o material viralizou e foi usado por opositores para ilustrar o crescimento da insegurança alimentar durante a pandemia.

Enquanto o governo federal celebra a saída do Brasil do Mapa da Fome da ONU, a postagem de Flávio Bolsonaro traz de volta cenas que, segundo especialistas, refletem o pico de vulnerabilidade registrado entre 2019 e 2022.

A discussão reforça a necessidade de rigor no debate público, especialmente quando o tema é a fome e a democracia.




SIGA NAS REDES SOCIAIS




Compartilhe via botões abaixo:

3 comentários em “Boulos manda recado a Flávio após uso de imagens da fome no governo Bolsonaro para atacar Lula”

  1. LILIANE GORETE OLIVEIRA DOS SANTOS

    A familia Bolsonaro sao vergonha no país pois a vida deles é espalhar mentiras assim foi como ganharam campanhas e quando nao poderam atacaram contra os 3 poderes do próprio país.vivem pedindo q outro país invada o Brasil.pela fe ainda deixam esta corja se candidatar no país? Já foi mas q provado Sao uma quadrilha

  2. Reinaldo Gonçalves da Cruz

    Flávio rachadinha Bolsonaro não tem vergonha na cara, para denegrir a imagem do governo LULA postou pessoas revirando lixo procurando comida, tudo isso aconteceu em 2021 no governo do seu pai, cara pálida, sem caráter

Comente com moderação

🗣️💬

Discover more from Urbs Magna

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading