Pesquisa XP/Ipespe: Lula lidera em 1º turno com distância de Bolsonaro
Em cenário com o ex-presidente apoiando Fernando Haddad, o petista fica em 2º (13%), atrás do candidato do PSL (20%)
Receba nossas atualizações direto no WhatsApp
Do Metrópoles – Pesquisa XP Investimentos/Ipespe restrita a clientes pela corrida ao Palácio do Planalto, traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança em primeiro turno, com boa margem de diferença para o segundo colocado, o candidato do PSL, Jair Bolsonaro. Os consultados apontaram 32% de preferência pelo petista contra 20% do militar reformado.
A intenção de votos feita pelo XP/Ipespe ouviu 1 mil pessoas entre 20 e 22 de agosto. A margem de erro é de 3,2 pontos para cima ou para baixo. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conforme prevê a legislação.
No cenário sem Lula e com Fernando Haddad (PT) na jogada, Jair Bolsonaro tem 23% – mesmo percentual de brancos e nulos – contra 12% de Marina Silva e 8% de Geraldo Alckmin e Ciro Gomes, cada. O ex-prefeito de São Paulo soma 6%.
Quando a pesquisa indica que Haddad é o nome apoiado por Lula, o petista cresce e passa para a segunda colocação. Nesse contexto, brancos e nulos têm 26%, seguido por Jair Bolsonaro, com 20%, e Fernando Haddad, com 13%. Marina Silva aparece logo depois com 9%, acima de Alckmin e Ciro Gomes, ambos com 8%.
Segundo turno
A pesquisa XP investimentos/Ipespe também levantou cenários de segundo turno. Quando a disputa é entre Geraldo Alckmin e Fernando Haddad, o tucano soma 36%, contra 35% de brancos e nulos e 23% do petista.
Entre Lula e Jair Bolsonaro, o ex-presidente alcança 45% contra 33% do candidato do PSL e 20% de brancos e nulos. Quando o ex-paraquedista do Exército Brasileiro enfrenta Fernando Haddad, o militar vence por 38%. O plano B do PT fica com 32%. Nesse panorama, brancos e nulos somam 27%.
Na avaliação entre Bolsonaro e Geraldo Alckmin, o militar reformado atinge 34%, contra 33% do tucano e 30% de brancos e nulos. Já entre Marina e o nome do PSL, a ex-ministra do Meio Ambiente vence por 37%, contra 33%. Brancos e nulos: 26%.
Nas consultas com Ciro Gomes, o pedetista perde para Alckmin, com 33% para o tucano e 28% para Ciro, ambos atrás dos 35% de brancos e nulos. Quando o adversário é Bolsonaro, Ciro empata: ambos com 32%, 2% a menos do que o percentual de brancos e nulos, de 34%.
NAS REDES SOCIAIS
Receba nossas atualizações no WhatsApp
Subscreva Et Urbs Magna no Youtube
Curta Et Urbs Magna no Facebook
Grupo no Facebook PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO
Et Urbs Magna no Twitter