Votou em Bolsonaro e teve que escrever sobre Fake News. Castigo? É o tema da redação do ENEM e estou louco pra ler

04/11/2018 1 Por Redação Urbs Magna
Votou em Bolsonaro e teve que escrever sobre Fake News. Castigo? É o tema da redação do ENEM e estou louco pra ler

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 é “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”, conforme informou o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). E as Fake News decerto comporão quase a totalidade das composições, haja vista a massificação de reportagens durante a eleição

Agora, imagine o eleitor de Bolsonaro, que divulgou um sem número de notícias falsas via WhatsApp tendo que dissertar-argumentar um texto com até 30 linhas. É isso que alguns deles estão fazendo hoje domingo (04). Desenvolvendo-o a partir da situação-problema e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores. O texto dissertativo-argumentativo precisa ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista. A opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos.


Receba nossas atualizações gratuitamente direto no seu WhatsApp
Salve nosso número em sua agenda e envie-nos uma mensagem


Os critérios de correção da redação, com cinco competências, estão detalhados na Cartilha de Participante – Redação no Enem 2018.

As provas começaram às 13h30 e os participantes terão 5 horas de 30 minutos para resolvê-las. Aqueles com direito a tempo adicional e que solicitaram o recurso durante a inscrição terão uma hora a mais. Deficientes auditivos e surdos que optaram fazer a Videoprova Traduzida em Libras terão duas horas a mais de prova.

Enem

Hoje acontece o primeiro dia de prova do Enem. Mais de 5,5 milhões de estudantes farão provas de linguagem, ciências humanas e redação em mais de 1,7 mil municípios. O exame segue no dia 11 de novembro, quando serão aplicadas as provas de ciências da natureza e matemática.

A nota do exame poderá ser usada para concorrer a vagas no ensino superior público pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Quanto à redação, já existe uma galera esperando ler as correções pra entender o que se passou nas mentes dos eleitores bolsonaristas que fizeram a prova.  Vão selecionar, como em todos os anos, as pérolas do ENEM que desta vez com um tema mais polêmico do que nunca.


 

LOGO FOOTER ET URBS MAGNA

Anúncios