“Você é um farol na luta por um mundo melhor” diz Lula a Mujica, que está com câncer de esôfago

O ex-presidente do Uruguai informou à imprensa, nesta segunda (29), que em sua vida, “mais de uma vez o ceifador esteve rondando a cama, mas ele continuou a me pastorear. Dessa vez me parece que ele vem com a foice em punho




siga também nosso CANAL (AQUI)

Ao irmão Mujica, minha admiração e solidariedade. Você é um farol na luta por um mundo melhor. Sempre estivemos juntos nos momentos bons e nos momentos difíceis“, escreve o Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após o ex-presidente do Uruguai anunciar, em um vídeo que circula nas redes sociais, que está com câncer no esôfago.

Segundo José Alberto Mujica Cordano, mais conhecido mundialmente como Pepe Mujica, na última sexta-feira (29/4) ele foi a um hospital para realizar um ‘check-up‘, onde os médicos lhe disseram que ele tinha um câncer de esôfago “muito complicado“, conforme afirmou em coletiva de imprensa.

Visivelmente abalado, Mujica explicou que seu caso é “complicado” porque ele padece de “uma doença imunológica há mais de 20 anos“.

O ex-presidente disse ainda que o tumor “afetou, entre outras coisas, os rins, o que cria óbvias dificuldades para técnicas de quimioterapia ou cirurgia. Tudo isso os médicos estão avaliando, fazendo análise celular para ver como segue essa história“, disse.

Na minha vida, mais de uma vez o ceifador esteve rondando a cama, mas ele continuou a me pastorear. Dessa vez me parece que ele vem com a foice em punho e veremos o que acontece“, afirmou também o ex-guerrilheiro do ‘Movimento de Libertação Nacional Tupamaros‘, durante os anos 1970.

Pepe Mujica demostrou força: “Vou continuar militando com meus companheiros, fiel à minha maneira de pensar e entretido com meus legumes, com minhas galinhas. Quero transmitir às meninas e aos meninos do nosso país que a vida é bela, mas se desgasta“, afirmou.

A questão é recomeçar cada vez que cair e, se houver raiva, transformá-la em esperança. Ninguém é salvo sozinho“, disse o ex-prisioneiro da ditadura no Uruguai, que passou 12 anos no cárcere, entre 1973 a 1985.

Assista a seguir e leia mais depois:



Mujica também foi torturado e enfrentou a solitária. Ele foi libertado ao ser beneficiado por uma lei, que naquele ano decretou anistia aos delitos políticos cometidos desde 1962.

Nas eleições de 1994, foi eleito deputado por Montevidéu e chamou a atenção popular, tendo sido, depois, eleito senador em 1999 – ano em que foi publicado o livro Mujica‘, de Miguel Ángel Campodónico.

Pepe Mujica também foi ministro da Agricultura em 2005 e, em 2008, foi pré-candidato à presidência da República, nas Eleições de 2009, vencendo com 52,02% dos votos e permaneceu como Presidente da República Oriental do Uruguai de 2010 até 2015.

Após deixar a presidência, foi senador de março de 2015 até agosto de 2018.

Muito carinho e força, meus e de Janja, para você e Lucía“, escreveu Lula, referindo-se à esposa de Mujica, a ex-primeira-dama e ex-vice-presidente do Uruguai, Lucía Topolansky.






siga também nosso CANAL (AQUI)

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading