Vitória da Educação: Câmara aprova novo Fundeb via força de movimentos sociais e ‘golpe’ não passa

21/07/2020 0 Por Redação Urbs Magna

Bancada da Educação, redes sociais e movimentos populares foram relevantes na conquista permantente de mais recursos da União

A aprovação do novo fundo – agora permanente e com recursos fixados para a educação básica – foi uma grande derrota para Jair Bolsonaro e uma grande vitória para a educação pública.  O novo relatório foi apresentado nesta terça pela deputada Professora Dorinha Seabra (DEM-TO). Sem votos, o governo cedeu e o projeto começou a ser votado, conforme publicou o Brasil 247.

No novo texto a parcela de contribuição da União passa de 10% para 23%. Na versão anterior, que estava sendo negociada entre Executivo e Congresso, a contribuição chegava a 20%. A relatora também incorporou algumas sugestões discutidas com o governo.

Conforme a PEC, a complementação da União para o Fundeb crescerá de forma gradativa ao longo dos próximos seis anos (2021 a 2026).

A proposta que havia sido apresentada pelo general Luiz Eduardo Ramos, ministro da Secretaria de Governo, previa que 5% dos recursos do Fundeb fossem destinados ao programa social Renda Brasil. 

No acordo firmado nesta terça na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não haverá destinação de recursos, mas apoio para a criação do programa, que Bolsonaro pretende criar em substituição ao Bolsa Família. Se aprovado na Câmara, o projeto segue para o Senado.

O Senador Jaques Wagner comemorou no Twitter e disse “logo, aprovaremos esse projeto fundamental para o ensino público também no @SenadoFederal“.

Vitória da educação e da mobilização social. Derrota de Bolsonaro“, disse Boulos.

Jandira Fhegali deu os nomes dos que são contra a Educação: “ATENÇÃO! DOS SETE VOTOS CONTRA O FUNDEB, 6 são do PSL. Entre eles Bia Kicis, o “Príncipe”, Marcio Labre, Filipe Barros, Chris Tonietto e Junio Amaral. Paulo Martins do PSC TB VOTOU NÃO”.

Maria do Rosário detonou o Partido Novo em vídeo postado em seu perfil. A legenda foi “destaque para eliminar do novo Fundeb“:

ASSISTA:

Junte-se a 37.180 outros assinantes

Telegram: Acesse e SIGA NOSSO CANAL

Comente com o Face ou utilize a outra seção abaixo. Os comentários são de responsabilidade do autor e não têm vínculo com a publicação. Mantenha um bom nível de discussão, do contrário reservamo-nos o direito de banir seus perfis.