ARRASTE 0%
Português Inglês Irlandês Alemão Sueco Espanhol Francês Japonês Chinês Russo
Avançar para o conteúdo

Vitória da Educação: Câmara aprova novo Fundeb via força de movimentos sociais e ‘golpe’ não passa

    Bancada da Educação, redes sociais e movimentos populares foram relevantes na conquista permantente de mais recursos da União

    A aprovação do novo fundo – agora permanente e com recursos fixados para a educação básica – foi uma grande derrota para Jair Bolsonaro e uma grande vitória para a educação pública.  O novo relatório foi apresentado nesta terça pela deputada Professora Dorinha Seabra (DEM-TO). Sem votos, o governo cedeu e o projeto começou a ser votado, conforme publicou o Brasil 247.

    No novo texto a parcela de contribuição da União passa de 10% para 23%. Na versão anterior, que estava sendo negociada entre Executivo e Congresso, a contribuição chegava a 20%. A relatora também incorporou algumas sugestões discutidas com o governo.

    Conforme a PEC, a complementação da União para o Fundeb crescerá de forma gradativa ao longo dos próximos seis anos (2021 a 2026).

    A proposta que havia sido apresentada pelo general Luiz Eduardo Ramos, ministro da Secretaria de Governo, previa que 5% dos recursos do Fundeb fossem destinados ao programa social Renda Brasil. 

    No acordo firmado nesta terça na casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não haverá destinação de recursos, mas apoio para a criação do programa, que Bolsonaro pretende criar em substituição ao Bolsa Família. Se aprovado na Câmara, o projeto segue para o Senado.

    O Senador Jaques Wagner comemorou no Twitter e disse “logo, aprovaremos esse projeto fundamental para o ensino público também no @SenadoFederal“.

    Vitória da educação e da mobilização social. Derrota de Bolsonaro“, disse Boulos.

    Jandira Fhegali deu os nomes dos que são contra a Educação: “ATENÇÃO! DOS SETE VOTOS CONTRA O FUNDEB, 6 são do PSL. Entre eles Bia Kicis, o “Príncipe”, Marcio Labre, Filipe Barros, Chris Tonietto e Junio Amaral. Paulo Martins do PSC TB VOTOU NÃO”.

    Maria do Rosário detonou o Partido Novo em vídeo postado em seu perfil. A legenda foi “destaque para eliminar do novo Fundeb“:

    ASSISTA:

    Etiquetas:

    Discover more from Urbs Magna

    Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

    Continue reading