Uma Ilha 100 por cento renovável


El Hierro (Ferro) nas Ilhas Canárias – arquipélago pertencente à Espanha, inaugura sua central hidro-eólica e se torna primeira ilha do mundo 100 por cento renovável.

reservatório
Esquema-maquete

Ferro, a menor das ilhas Canárias, inaugura sua Central hidro-eólica e é a primeira ilha do mundo a conquistar a independência energética, graças a um projeto auto-suficiente em energia renovável que levou trinta anos de estudo, concepção, desenvolvimento e execução.

A empresa responsável pelo feito, a Gorona Del Viento El Hierro S/A, que aplicou um sistema inovador na área de dupla insularidade, iniciou em 27 de junho o funcionamento do mecanismo das turbinas do parque eólico em Ferro composto por cinco máquinas de vento, as quais serão responsáveis pelos primeiros quilowatts renováveis. 

O modelo torna-se um ícone para a transição energética mundial e é observado por vários países ao mesmo tempo em que abre um leque de oportunidades para o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para a sustentabilidade e inovação com foco nas alterações climáticas. 

O parque eólico e a central hidráulica que compõem o sistema hidro-eólico de Ferro foram interligados com o atual sistema elétrico pertencente à UNELCO-ENDESA eliminando-se sua dependência de combustíveis fósseis e, consequentemente, reduzindo-se prejuízos ambientais com grande economia, apesar da instabilidade que o conjunto de eletricidade poderá sofrer devido à escassez ocasional de ventos. 

O projeto integra um parque eólico, uma estação de bombeamento, dois tanques de água, uma usina hidrelétrica e uma central de motores Diesel. 

O parque eólico realiza a captura e conversão de energia eólica em energia elétrica fornecendo-a à rede e ao mesmo tempo alimentando a unidade de bombas que direciona a água até um reservatório superior para armazenar excedentes de energia funcionando como um gerador. 

A hidrelétrica usa a energia potencial armazenada, garantindo o fornecimento de energia e estabilidade de rede. A energia dos motores a Diesel (11,36 MegaWatts) deverão entrar em funcionamento apenas nos casos de inércia aérea.

Assim, uma fonte de energia intermitente está sendo transformada em uma oferta controlada e constante de energia elétrica, maximizando a utilização de energia eólica e minimizando o consumo de combustíveis fósseis. 

A demanda da ilha em 2005 era de 35 GigaWatts e será estabilizada em um prazo de até 5 anos sendo que para 2015 a projeção é de 48 GigaWatts.

fonte: goronadelvientoelhierrosa

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading