As leis americanas poderão levar o fundador do WikiLeaks à prisão perpétua
Julian Assange poderá ter sua extradição para os Estados Unidos consumada, após um tribunal de Londres enviar sua documentação ao governo britânico e pedir sua aprovação.
Caso a transferência ocorra, o fundador do WikiLeaks poderá perecer em prisão perpétua, em alinhamento com as leis americanas contra o preso político.
O jornalista investigativo era procurado pela justiça dos EUA, com base em 18 acusações, desde que seu site publicou milhares de arquivos secretos e telegramas diplomáticos, no ano de 2010.
No país liderado por Joe Biden, o ativista australiano deverá ser julgado por acusações da Lei de Espionagem, devido à divulgação destes documentos militares confidenciais.
O tribunal londrino emitiu uma ordem formal de extradição durante audiência realizada nesta quarta-feira (20/4).
De acordo com a CNN Internacional, a Secretária de Estado para Assuntos Internos do Reino Unido, Priti Patel, carimbou sua transferência, após uma longa disputa judicial sobre o assunto.
Manifestantes, incluindo a esposa de Assange, protestaram contra a decisão, que ainda aceita recurso.
Assista abaixo:
Originalmente tuitado por Observatório Internacional (@observint) em 20/04/2022.
LEIA MAIS APÓS OS ANÚNCIOS

O perfil do WikiLeaks no Twitter fixou mensagem transmitindo a informação de que, hoje, um magistrado emitiu “ordem para extraditar Julian Assange para os EUA” e sugeriu que as ações contra o jornalista são ilegais por ferirem princípios da profissão.
No tuíte, o site informou que o próximo dia 3 de maio será o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, criado em 1993 por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas a partir do Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos, cuja data também lembra o dia da Declaração de Windhoek – quando jornalistas africanos afirmaram em 1991 os princípios da liberdade de imprensa junto com a UNESCO.
O WikiLeaks também informou que em 5 de maio ocorrerão eleições locais no Reino Unido e que em 18 de maio expira o prazo de submissão de Priti Patel.
Grassa a covardia…
A Terra precisa de uma limpeza — não a que querem os escravagistas, não! Uma limpeza exatamente deles.
Quem fez deveria ter sofrido, crápulas!!