Sonia Guajajara (Povos Indígenas) recebe de Leonardo DiCaprio prêmio “Curandeira da Terra” (vídeo)

O ator quer “aprofundar” a “parceria” com a ministra e “outros defensores indígenas na linha de frente“. Ele afirmou que sua ONG iniciou trabalhos “em estreita colaboração” com Guajajara e a nova administração do Presidente Lula

A ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, recebeu das mãos do ator e Mensageiro da Paz da ONU (Organização das Nações Unidas) para as mudanças climáticas, Leonardo DiCaprio, uma premiação por seu trabalho em defesa e regeneração dos ecossistemas da Terra.

DiCaprio foi nomeado representante pela Organização em 2014, por seu comprometimento com busca de soluções para a “crise climática“, que passou a ter relevância mundial naquela década. O título é entregue para pessoas envolvidas nas áreas da arte, literatura, ciência, entretenimento, esportes e outras esferas da vida pública, que são capazes de destacar diversos temas importantes para o mundo.

A ministra brasileira foi homenageada com um broche GCFA, em reconhecimento por sua defesa da sustentabilidade, no Green Carpet Fashion Awards, ocorrido na última quinta-feira (9/3), em Hollywood, Los Angeles (EUA). O evento, que teve participação de várias celebridades, é uma espécie de “Oscar da Moda Sustentável”, que reconhece esforços sobre o tema.

Em seu discurso, a ministra do governo Lula disse que “a luta indígena é uma luta humanitária” e que “ao defender os territórios indígenas estamos protegendo o ar que respiramos e a água que bebemos“.

A escolha de Guajajara foi justificada pela organização do evento devido às “suas conquistas extraordinárias na defesa dos direitos das florestas” e ajuda ao reposicionamento dos “povos indígenas no centro da agenda climática global”, além de “sua dedicação em proteger e regenerar o bioma da floresta amazônica“.

No Instagram, Leonardo DiCaprio disse: “No Green Carpet Fashion Awards, tive a honra de apresentar o Prêmio Curandeiro à Ministra dos Povos Indígenas do Brasil, Sônia Guajajara, uma heróica guardiã do planeta. A ministra tem sido uma feroz ativista ambiental diante das graves ameaças aos povos indígenas, defendendo a população brasileira de mais de 900 mil indígenas e suas mais de 300 culturas“.

O ator lembrou que em 2019 sua organização Re:wild lançou o “Fundo Florestal da Amazônia” para “ajudar a lidar com ameaças emergentes“. Naquele ano, DiCaprio foi acusado injustamente pelo ex-presidente negacionista Jair Messias Bolsonaro (PL) de contribuir para o desmatamento.

Na plataforma social, o ator disse ainda que deseja “aprofundar” a “parceria com Sonia e outros defensores indígenas na linha de frente” e que sua ONG já iniciou trabalhos “em estreita colaboração” com Guajajara e a nova administração do Presidente Lula” para ajudar a “implementar prioridades ambientais urgentes“.

A nossa ministra afirmou, na mesma rede social, que está “muito feliz pela homenagem e reconhecimento da luta dos povos indígenas no Green Carpet Fashion Awards. O simbolismo de tudo isso é a luta pela garantia da proteção dos nossos territórios e biodiversidade“.

Guajajara disse ainda que a premiação é um “reconhecimento na categoria Healer (Curadora da Terra) “pelas extraordinárias conquistas na defesa das florestas e por reposicionar os Povos Indígenas no centro da agenda climática global.”

Foi uma grande honra e alegria este reconhecimento tão importante, ter representado o Brasil nesta premiação, passar uma mensagem de proteção dos territórios indígenas para o público internacional, e também desfrutar da companhia de outros parentes indígenas do mundo neste momento de conquista. Obrigada!

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.