Sob Lula III, inflação está controlada, contas externas são superavitárias e Brasil estará entre os 5 melhores do G20

O Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante evento de inauguração da Galeria Ovídio de Melo, no Instituto Guimarães Rosa, localizado em Luanda, na Angola 26.8.2023 | Imagem reprodução Twitter / @LulaOficial/Twitter

Falas positivas sobre a Economia ocorreram durante a edição 2023 do ‘Fórum Esfera‘, que reuniu empresários e autoridades em debate sobre temas relevantes, em São Paulo, neste fim de semana

Pelo segundo ano consecutivo, a Esfera Brasil reúne no Guarujá (SP) empresários e autoridades no Fórum Esfera, evento em que serão debatidos temas de relevância para o desenvolvimento nacional.

A edição deste ano ocorre desde a sexta-feira (25/8) e dura até este sábado (26/8), no Casa Grande Hotel Resort & Spa.

Participam o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto; o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Dias Toffoli; o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Luis Felipe Salomão, além de senadores e deputados, de acordo com o portal jurídico de notícias ‘Conjur‘.

Também estão presentes o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante; o presidente do conselho administrativo e sócio-fundador do BTG Pactual, André Esteves, o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan e o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), Bruno Dantas.

Estes últimos quatro têm fala reproduzida nesta matéria, que foram expostas na na sexta-feira, em um dos nove painéis da edição 2023.

André Esteves

Todos somos de uma geração em que vivemos diversos momentos do Brasil com desafios econômicos. Inflação alta nos anos 1980 e 1990. Depois contas externas e por último as contas fiscais. Agora, a inflação desse ano vai ser mais baixa que a da Europa. As contas externas estão equilibradas. Nossa situação fiscal, com o arcabouço fiscal, mostra essa visão responsável. O Brasil caminha para que tenha um dos cinco melhores resultados fiscais dos membros do G20. O copo está bem mais cheio do que parece”, disse André Esteves, conforme transcrição na revista ‘Exame‘.

Iniciamos um processo de distensão de juros baseado em dados técnicos. Feliz é o país em que o debate técnico está acontecendo”, completou.

Aloizio Mercadante

Podemos operar e estruturar juntos programas de debêntures como fizemos na infraestrutura. O BNDES estruturou, o BTG e o Itaú coordenaram, e foi um sucesso. Precisamos de mais parcerias público privados. Uma relação entre os setores privado e público de outro nivel para nos fortalecer como país”, disse o presidente do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante.

Dario Durigan

O arcabouço coloca uma trava de crescimento das despesas. A gente, sem dúvida ,vai chegar nos próximos anos numa trajetória  de equilíbrio da dívida pública”, afirmou Dario Durigan.

Bruno Dantas

“As execuções fiscais entram no Judiciário e não saem nunca. A União ganha, mas não leva. Isso traz um problema grave e temos que pensar em formas inteligentes para sentar-se em uma mesa para resolver esse passivo. O Estado e setor privado precisam se entender”, disse Bruno Dantas.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.