Site do UOL conta erros de Maju na Globo e é acusado de rascismo

09/10/2019 0 Por Redação Urbs Magna

“Quantos jornalistas brancos tiveram seus erros gramaticais contabilizados em matéria do UOL?”, questionou o colunista Thiago Amparo, da Folha


A estreia da jornalista Maju Coutinho na bancada do “Jornal Hoje”, da Globo, na segunda-feira (7), já tem gerado fortes críticas daqueles que não gostaram de ver a comunicadora à frente do telejornal global. Desde alguns membros do comando da emissora até colegas de trabalho têm acompanhado cada erro de Maju nestes dois dias de âncora. Um site decidiu contabilizar esses pequenos deslizes e internautas apontaram racismo na atitude.




“Quantos jornalistas brancos tiveram seus erros gramaticais contabilizados em matéria do UOL? Sabe qual o nome desta obsessão em encontrar erros que nos coloquem num lugar subalterno? Racismo, puro e simples”, questionou o colunista Thiago Amparo, da Folha, ao comentar a reportagem publicada pelo “Notícias da TV”vinculado ao UOL.

Na matéria assinada por Daniel Castro, o “nervosismo” de Maju é destacado, são contados – e exibidos em vídeo recortado – os “erros” da estreia e do segundo dia e ainda é citada um reunião da cúpula do Jornalismo da Globo para tratar da jornalista. O diretor da Globo, Ali Kamel, rebateu, em nota: “É falsa a informação de que houve a reunião mencionada no comentário de Daniel Castro. Não houve reunião, Maju Coutinho tem brilhado na apresentação do Jornal Hoje, superando todas as melhores expectativas”, disse.




Marcelo David Macedo, colunista do Voz das Comunidades e do The Intercept Brasil, também questionou a ânsia sobre os “erros de Maju” e comparou com a adaptação de Renata Lo Prete ao “Jornal da Globo”. “Quando a ótima Renata Lo Prete estreou no Jornal da Globo cometia tantos erros que era impossível contar, e não me lembro de ter visto à época uma matéria tão safada como essa. O cara CONTOU os erros da Maju e botou no texto”, disse.

Quantos jornalistas brancos tiveram seus erros gramaticais contabilizados em matéria do UOL? Sabe qual o nome desta obsessão em encontrar erros que nos coloquem num lugar subalterno? Racismo, puro e simples. https://t.co/Uzkfk0fKIk

— Thiago Amparo (@thiamparo) October 9, 2019

Quando a ótima Renata Lo Prete estreou no Jornal da Globo cometia tantos erros que era impossível contar, e não me lembro de ter visto à época uma matéria tão safada como essa. O cara CONTOU os erros da Maju e botou no texto.

E eu nem imagino o motivo rs https://t.co/jB5Pg1iSNo

— Marcelo D. M. (@mdavidmacedo) October 9, 2019



Comente