atualização 25/jun/2016 04:11GMT
Se, não mais que de repente, sua casa fosse bombardeada ou queimada e sua família tivesse, apenas, um minuto para sair dali com vida, o que você levaria com você?

Para mais de 45 milhões de pessoas ao redor do mundo, essa situação não é uma suposição, mas sim uma (triste) realidade. A série fotográfica A Coisa Mais Importante revelou, a partir de imagens e depoimentos, a difícil decisão tomada por famílias que vivem em zonas de guerra e perseguição – ou mesmo em áreas ameaçadas pelas mudanças climáticas – e, de uma hora para outra, são obrigadas a deixar para trás toda a sua história em nome da sobrevivência.
A iniciativa fez parte da campanha global Uma Família, lançada pela ACNUR em homenagem ao Dia Mundial dos Refugiados, comemorado em 20/06. A ideia é dar cara às vítimas das guerras que acontecem mundo afora, mostrando que, muito mais do que números divulgados pela imprensa, essas pessoas são pais, mães e filhos que vivem o drama de ter suas famílias destruídas em segundos.
Confira, abaixo, algumas das fotos que fazem parte da série A Coisa Mais Importante. As imagens estão reunidas em uma página do Pinterest, em que os internautas também podem postar fotos com os objetos que escolheriam levar em um momento de fuga.
Clique na foto para abrir a galeria
Sensibilizou-se com as imagens? Com o slogan “Em um minuto uma família pode perder tudo”, a ONU convida a população mundial a gastar 60 segundos para fazer uma doação aos refugiados – o Brasil abriga mais de 4.700, de acordo com o Ministério da Justiça. As doações podem ser feitas no site da campanha Uma Família, que ainda possui um contador que revela o número de pessoas que se tornaram refugiadas desde o momento em que o internauta acessou a página – são cerca de duas famílias por minuto.