“Alexandre, quem ri por último, ri melhor”, afirmou; jornalista diz que “Prêmio Rivotril segue indo para o senador capixaba“
Brasília, 26 de agosto de 2025
Em uma live transmitida no YouTube no domingo (24/ago), o senador Marcos do Val (Podemos-ES) voltou a desafiar o Supremo Tribunal Federal (STF), descumprindo ordem judicial que o proíbe de acessar redes sociais.
Durante a transmissão, ele exibiu três passaportes emitidos pelos Estados Unidos, incluindo um “passaporte emergencial americano diplomático”, e insinuou que poderia deixar o Brasil.
“Alexandre, quem ri por último, ri melhor”, disparou, em tom provocativo, dirigindo-se ao ministro Alexandre de Moraes, que determinou medidas cautelares contra ele, como o uso de tornozeleira eletrônica e o bloqueio de contas bancárias e cartões de crédito.
A fala foi destacada pelo jornalista Guga Noblat no X, que ironizou, afirmando que o “Prêmio Rivotril segue indo para o senador capixaba”.
Marcos do Val ameaça fugir do Brasil e exibe em live três passaportes emitidos pelos EUA. “Alexandre, quem ri por último, ri melhor”. Prêmio Rivotril segue indo para o senador capixaba. pic.twitter.com/FyQ19OZ0vb
— GugaNoblat (@GugaNoblat) August 25, 2025
Marcos do Val, investigado por suposta obstrução de justiça e divulgação de informações sigilosas sobre um delegado da Polícia Federal, já havia contrariado o STF ao viajar para os Estados Unidos em julho de 2025, usando um passaporte diplomático, apesar da ordem de apreensão de seus documentos.
Na live, ele mencionou uma aeronave da Força Aérea Americana (USAF), modelo C-32B, que teria pousado em Brasília sem permitir a entrada de brasileiros.
“Eu entrei”, afirmou, prometendo explicar posteriormente o significado de uma tatuagem supostamente comum entre os ocupantes do avião.
Ele também fez referência a estar “preso na porta da cabine do piloto” e provocou diretamente Alexandre de Moraes, sugerindo que possui informações privilegiadas.
A atitude do senador gerou repercussão imediata. Além das críticas de Guga Noblat, outros usuários do X classificaram o comportamento como uma tentativa de fuga, comparando-o a outros políticos bolsonaristas, como Eduardo Bolsonaro e Carla Zambelli.
A imprensa destacou o linguajar agressivo e os palavrões usados na live, descritos como “conversa de boteco de periferia”.
Em resposta às ações de Marcos do Val, Alexandre de Moraes intensificou as medidas cautelares, determinando o recolhimento noturno e o bloqueio de bens, além de manter a proibição de uso de redes sociais.
O caso também levanta questões sobre o uso do passaporte diplomático, que, segundo o senador, está “plenamente válido até 31 de julho de 2027” e foi renovado pela Embaixada dos Estados Unidos em Brasília.
A Polícia Federal e o Itamaraty não se pronunciaram oficialmente sobre como o parlamentar conseguiu deixar o país, apesar das restrições.
A defesa de Marcos do Val nega irregularidades, alegando que ele informou às autoridades sobre a viagem e que sua intenção era apenas passar o recesso parlamentar com a família em Orlando.
A conduta do senador é vista como uma afronta direta ao STF, especialmente por sua insistência em usar redes sociais e exibir documentos que desafiam as ordens judiciais.
A menção à aeronave C-32B da USAF, equipada para operações especiais, carece de comprovação oficial e tem sido tratada como especulação até que novas evidências sejam apresentadas.
A polêmica reforça o embate entre Marcos do Val e o STF, alimentando debates sobre a imunidade parlamentar e o uso de passaportes diplomáticos.








Existe algum meio legal de banir esse Sr. do território nacional, proibindo definitivamente seu retorno ao país?
Os comentários estão fechados.