Imagens exclusivas do portal mostram Carlos Roberto Ferreira Lopes entrando em um veículo, que seria de Izalci Lucas
Brasília, 03 de outubro 2025
Um vídeo exclusivo postado pelo portal NDMais revela o senador Izalci Lucas (PL-DF) buscando pessoalmente o presidente da Conafer, Carlos Roberto Ferreira Lopes, para um almoço no Setor Comercial Sul de Brasília, pouco antes de Lopes ser preso por mentir em depoimento sobre fraudes bilionárias em descontos de aposentados.
A cena, capturada por câmeras de segurança, expõe laços privilegiados entre parlamentares e entidades investigadas, que acumularam R$ 688 milhões em seis anos via “ressurreição” de falecidos e lavagem de dinheiro.
“Ele mentiu deliberadamente à CPMI”, disparou o presidente da comissão, senador Carlos Viana (Podemos-MG), ao decretar a prisão em flagrante de Lopes na madrugada de 30 de setembro, reforçando o grito por justiça contra o roubo sistemático de pensionistas vulneráveis.
A proximidade ganha contornos ainda mais graves: apesar de Izalci Lucas negar emendas à Conafer, o portal da transparência revela uma destinação de R$ 3,8 milhões ao Instituto Terra e Trabalho (ITT), ligado à entidade, em coautoria com o senador Weverton Rocha (PDT-MA).
RECEBA NOSSAS ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM SEU E-MAIL
Parlamentares da oposição, como o deputado Alencar Santana Braga (PT-SP), já exibem o vídeo em sessões para questionar a imparcialidade de Izalci na investigação, que pode reconvocar Lopes para esclarecimentos.
“Isso é gravíssimo: muita gente está com o rabo preso”, confidenciou uma fonte ao ND Mais, ecoando o que o deputado Rogério Correia (PT-MG) chamou de “elo político suspeito” em fraudes que atingem milhões de brasileiros.
A Agência Senado detalha como a prisão, a segunda na CPMI após a de Rubens Oliveira Costa, expõe o “Careca do INSS”, Antônio Carlos Camilo Antunes, como pivô do esquema.
A Agência Brasil alerta que omissões como as de Lopes configuram falsidade ideológica, alimentando o debate sobre reforma no INSS para blindar aposentados.







