Total de brasileiros repatriados chegará a 916 pessoas – Ministério das Relações Exteriores estima que serão necessários ao menos 15 voos para trazer de volta todos os que solicitaram a ajuda para deixar a região do conflito com o Hamas
Chega no início da madrugada deste domingo (15/10) o quinto avião que o governo do Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mobilizou, por meio da ‘Operação Voltando em Paz‘, para resgatar brasileiros da Faixa de Gaza, onde Israel entrou em confronto com o grupo Hamas.
A aeronave modelo KC-30, da FAB, decolou às 11h55 deste sábado (14/10) do maior aeroporto internacional de Israel, o Ben Gurion, com 215 passageiros a bordo, sendo nove bebês, além da tripulação militar e um total de 16 animais de estimação.
Com isso, o total de brasileiros repatriados , do governo federal, chegará a 916 pessoas. O Ministério das Relações Exteriores estima que serão necessários ao menos 15 voos para trazer de volta ao país todos os brasileiros que solicitaram a ajuda do corpo diplomático para deixar a região do conflito.
“Todos os que quiserem sair, sairão”, garantiu o embaixador do Brasil em Israel, Fred Meyer, em nota do Itamaraty, conforme transcrição no portal Agência Brasil.
Mais de 2,7 mil cidadãos brasileiros atualizaram seus dados pessoais por meio do formulário que a embaixada brasileira em Tel Aviv disponibilizou na internet, mas conforme o diretor do Departamento Consular do Itamaraty, Aloysio Mares Dia Gomide Filho, explicou na última quarta-feira (11/10), nem todos manifestaram intenção de deixar a região neste primeiro momento.
Além disso, alguns deles preencheram o formulário mais de uma vez, de forma que o Itamaraty ainda não sabe ao certo quantos, de fato, são os brasileiros na região.
“Verificamos o fenômeno de duplo, até triplo registro. Algumas pessoas estão se inscrevendo mais de duas vezes, em alguns casos. Estamos revendo esta lista, fazendo um pente-fino”, comentou Gomides Filho, frisando que os cidadãos já repatriados estão entre os que responderam o formulário.
Esta madrugada, horas antes da quinta aeronave brasileira partir de Tel Aviv, pousou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, o quarto avião empregado na Operação Voltando em Paz, com 207 passageiros a bordo.
Uma sexta aeronave destacada para resgatar os brasileiros, um VC-2 da Presidência da República com capacidade para 40 pessoas, está em Roma, na Itália, onde a tripulação aguarda a autorização para seguir viagem até o Egito, onde o Ministério das Relações Exteriores tentará embarcar o grupo de brasileiros que está na Faixa de Gaza, território palestino sob forte ataque das forças militares israelenses.
