“Parece que os grandes inimigos de São Paulo são o cadeirante, o pipoqueiro, a mulher que tá sentada no metrô, o morador de rua“, disse Octavio Guedes ao se lembrar de outras ações truculentas da corporação, que teve agentes afastados hoje após grupo de mais de 6 agredir homem algemado e no chão, e um deles apontar arma para a pessoa que registrou a cena no celular
De acordo com o programa Estúdio i, exibido pela GloboNews na tarde desta segunda-feira (8/7), os agentes da Guarda Municipal de São Paulo que agrediram um morador de rua algemado e no chão com chutes, socos e cassetadas foram afastados das ruas pelo comando da corporação e agora prestam serviços internos até a conclusão das apurações da ação.
Enquanto a produção exibia as cenas, jornalistas faziam comentários sobre o absurdo da situação. Imagens mostraram o sangue do homem na calçada, um dos agentes da GM apontando sua arma para a pessoa que cedeu as imagens para a emissora e o morador de rua sendo jogado dentro da viatura, após a surra.
O jornalista Octavio Guedes disse: “Mas engraçado, né? [São Paulo] é o berço do PCC [Primeiro Comando da Capital]. É o berço da máfia mais perigosa do Brasil. É onde realmente o crime tá organizado, tá internacional. E parece que as forças de segurança, e aí até incluo ali a Guarda Municipal, que, em tese, é a segurança do cidadão, né? É voltado para o cidadão“.
“Parece que os grandes inimigos de São Paulo são o cadeirante, o pipoqueiro, a mulher que tá sentada no metrô, o morador de rua“, disse, ao se lembrar, junto com outros profissionais de imprensa, de outras ações truculentas da GM de São Paulo.
“Eu quero ver ser macho assim com o PCC“, soltou Octavio Guedes. “Vai ser macho assim com o PCC, pô! (…) quero ver com o PCC, que é o que o Brasil espera.
“Ah, olha lá, chutando, pô! E a quantidade de homens ali pra imobilizar um sujeito. E tem a mulher com cacetete também. E não só a Guarda Municipal: a Guarda Metropolitana. No caso de São Paulo, a PM também, disse.
“Eu acho que a política pública no estado de São Paulo, que inclui prefeitura e Governo do Estado, está contratando um problema ao dar muita liberdade, muita trela, Derrite, etc“, afirmou.
