PT se prepara para discutir futuro eleitoral quando Lula for inocentado, diz Haddad

Narrativa sobre processos contra o ex-presidente é “historicamente fracassada” e “revertido o processo no Supremo”, legenda discutirá “o que é melhor para o partido”

O ex-presidente Lula está prestes a ter sua inocência declarada pela Justiça brasileira e o PT já se prepara para uma discussão interna sobre sua vida eleitoral com aquele que foi o maior responsável pela trajetória de sucesso da legenda, de acordo com o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad.

Para Haddad, “a visão sobre os processos contra o Lula de Curitiba só piora. Daqui a dez anos vai ser pior do que hoje, e em 20 anos vai ser muito pior. Não tem como melhorar aquilo, é uma narrativa historicamente fracassada. Feita a defesa do Lula e revertido o processo no Supremo, aí nós vamos discutir internamente o que é melhor para o partido, inclusive com o próprio Lula“.

As declarações do também ex-prefeito de São Paulo estão dispostas em entrevista tornada pública pelo jornalista Ascânio Seleme, do Globo, neste sábado (22).

Segundo o colunista, o diálogo com Haddad foi gravado na quarta (19), quando o presidenciável de 2018 defendeu que a dimensão do lulismo é maior que a da própria legenda – um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda da América Latina, iniciado a partir de sua fundação em 1980, motivo pelo qual “o PT não vai voltar as costas para a pessoa que mais ajudou a construir esse partido“.

Quando um líder carismático como o Lula assume a Presidência, ganha quatro eleições presidenciais consecutivas e deixa o poder no patamar que deixou, ele se torna uma figura emblematicamente maior que o seu partido”, afirmou Haddad na entrevista.

O PT hoje

Em junho deste ano, o PT contava com 1.535.390 filiados, o segundo maior partido político do Brasil, de acordo com dados no site do TSE, que também aponta que o MDB está na primeira colocação com 2.163.414 filiações.

O Partido dos Trabalhadores também tem a maior bancada na Câmara dos Deputados, segundo a legislatura atual (2019-2022), o a quinta maior do Senado Federal, junto ao DEM e PP, cada uma com 6 senadores.

Câmara dos Deputados. Composição de 2019. Imagem do Domínio Público
Comente

1 comentário em “PT se prepara para discutir futuro eleitoral quando Lula for inocentado, diz Haddad”

  1. MARIA ESTER DE OLIVEIRA

    NAÕ ACREDITO QUE O LULA NAÕ VAI DISPUTAR AS ELEIÇOES EM 2022 O PT NAÕ PODE DEIXAR A DIREITA ACHA QUE ESTA DERROTADO

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading