PT emite nota sobre fake news com edição de vídeo da entrevista de LULA ao El País

23/11/2021 0 Por Redação Urbs Magna
PT emite nota sobre fake news com edição de vídeo da entrevista de LULA ao El País

O ex-presidente LULA durante entrevista às jornalistas Pepa Bueno e Lucia Abellán, do jornal espanhol El País | Imagem reprodução


PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO

A fala de Lula está clara no vídeo da entrevista, onde defende a alternância de poder, mas as imagens foram editadas para distorcer . Veja o vídeo sem edição

Circula um vídeo com entrevista de LULA, realizada neste fim de semana ao El País Espanha, que foi editado de forma maliciosa e que é a mais recente fake news contra o ex-presidente. A edição é feita para distorcer a informação, tentando atribuir a ele apoio à “ditaduras de esquerda’.

É falso e de má-fé afirmar que Lula teria apoiado “ditaduras de esquerda” ou igualado a primeira-ministra Ângela Merkel ao presidente Daniel Ortega, quando comentou as últimas eleições na Nicarágua em entrevista ao “El País” da Espanha“, diz a nota do Partido dos Trabalhadores, divulgada em seu site oficial.

O portal da legenda diz que a resposta de LULA está clara no vídeo da entrevista, que foi editado de forma maliciosa em redes sociais para distorcer sua fala:

Em uma primeira argumentação, LULA afirma que “Todo político que começa ase achar imprescindível ou insubstituível começa a virar um pequeno ditador.”

Em outra parte, LULA reafirmou que defende a alternância democrática de poder e que é errado e antidemocrático prender opositores para impedir que disputem eleições, em qualquer país.

Fica claro quando ele afirma que não pode “julgar o que aconteceu na Nicarágua” por não saber “o que as pessoas fizeram para ser presas“. LULA acrescenta que “se Daniel Ortega prendeu a oposição para disputar a eleição, como fizeram no Brasil“, então “ele está totalmente errado”.

Outro trecho é quanto à afirmação do ex-presidente sobre respeitar a autodeterminação dos povos em relação ao tempo de mandato dos governantes. Sobre o tema, LULA diz: “Eu posso ser contra, mas não posso ficar interferindo nas decisões de um povo. Não posso ficar torcendo. Ah… por que Angela Merkel pode ficar 16 anos no poder e Daniel Ortega não? Por que o Felipe González pode ficar 14 anos aqui na Espanha? Qual é a lógica?”.

O vídeo, que foi ao ar no domingo, é parte da entrevista das jornalistas Pepa Bueno e Lucia Abellán. A publicação está disponível desde o início da noite deste sábado, mas foi às bancas da Espanha apenas no dia seguinte.

Veja o trecho completo em vídeo da resposta de Lula ao El País sobre essa questão:

Comente