RECEBA nossas ATUALIZAÇÕES direto no WHATSAP
Análises sobre a elegibilidade e a possibilidade de registro da candidatura do ex-presidente Lula no TSE
Do ConJur – por Stella Bruna Santos e Gabriel Borges
A juíza Carolina Lebbos e o judiciário vêm violando sistematicamente o direito do PT e de Lula à igualdade de condições nas eleições. A negativa de acesso de equipe jornalística e filmagens de Lula, na carceragem é mais um exemplo disso.
A questão é simples e inegável, já que é o partido que detém a liberdade de escolher seu candidato. E quem concorre não é o candidato mas, o partido dono da chapa. Mais que isso: é o partido que registra a chapa e a campanha, o direito de equidade em campanha e pré-campanha está atrelado não a Lula mas, ao PT. Como o PT escolheu Lula como candidato, quem tem seus direitos atacados é o partido.
Essa lógica é reconhecida pelo TSE e pelo próprio judiciário, já que em caso de indeferimento da chapa, mesmo após o período de inscrição vencido e, inclusive, após finalizado o primeiro turno, o PT poderá substituir Lula por um outro nome e continuar a campanha. Esse direito está garantido pelo fato da chapa e da campanha pertencerem ao partido e não ao candidato.
“Eis a primeira inversão a que assistimos hoje, já com reflexos no processo eleitoral. É o PT o agente legitimado a escolher sua chapa presidencial e solicitar o registro perante o TSE. Se é certo que o PT pode concorrer, também é regra basilar do Direito Eleitoral, em respeito ao princípio da igualdade de condições na disputa, que o partido tenha os mesmos direitos dos demais concorrentes, para que efetivamente possa participar dos atos de pré-campanha das eleições presidenciais. Aos demais partidos foi assegurada a participação nos debates em rádio, TV e internet, mas, em desrespeito aos princípios constitucionais supramencionados, tais direitos estão sendo negados ao PT em nome de seu pré-candidato.”
Como se vê, a inversão de papéis no direito não pode ser uma questão do judiciário, como ocorre no senso comum. Carolina Lebbos não é uma leiga no assunto, restando apenas duas opções para a juíza em questão, má fé ou incompetência.
O Urbs Magna🌐 é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e/ou em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.
RECEBA nossas ATUALIZAÇÕES direto no WHATSAP
Subscreva nosso Canal do Youtube e acesse todos os vídeos.
Curta nossa Página no Facebook e receba em primeira mão todas as postagens.
Entre para o Grupo PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO e acompanhe as propostas para um país mais igualitário.
Siga-nos no Twitter.
Et Urbs Magna 🌐 Conjur / A Postagem