ARRASTE 0%
Português Inglês Irlandês Alemão Sueco Espanhol Francês Japonês Chinês Russo
Avançar para o conteúdo

Presidente Lula participa, por videoconferência, da reunião ampliada da 16ª Cúpula do BRICS (vídeo)

    O BRICS desempenha um papel crucial no combate à mudança climática, enfatizando que a responsabilidade principal recai sobre os países ricos, cujas emissões contribuíram para a crise atual“, disse o estadista – ASSISTA

    RECEBA Urbs Magna no Canal WHATSAPP


    Nas redes sociais, o Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que “muitos insistem em dividir o mundo entre amigos e inimigos. Mas os mais vulneráveis não estão interessados em dicotomias simplistas“.

    Em sua conta oficial na plataforma de micloblog X, o estadista afirmou que “o que eles querem é comida farta, trabalho digno e escolas e hospitais públicos de acesso universal e de qualidade. É um meio ambiente sadio, sem eventos climáticos que ponham em risco sua sobrevivência. É uma vida de paz, sem armas que vitimam inocentes“.

    O BRICS é ator incontornável no enfrentamento da mudança do clima. Não há dúvida de que a maior responsabilidade recai sobre os países ricos, cujo histórico de emissões culminou na crise climática que nos aflige hoje. É preciso ir além dos 100 bilhões anuais prometidos e não cumpridos, e fortalecer medidas de monitoramento dos compromissos assumidos. Os dados da ciência exprimem um sentido de urgência sem precedentes. O planeta é um só e seu futuro depende da ação coletiva. Também cabe aos países emergentes fazer sua parte para limitar o aumento da temperatura global a um grau e meio”, escreveu Lula.

    Depois, o estadista agradeceu “o apoio que os membros do grupo têm estendido à presidência brasileira do G20“, acrescentando que “seu respaldo foi fundamental para avançar em iniciativas que são cruciais para a redução das desigualdades, como a taxação de super-ricos. A Aliança Global contra a Fome e a Pobreza já está em fase avançada de adesões“.

    E convidou “todos a se somarem à iniciativa, que nasceu no G20, mas está aberta a outros participantes“.

    RECEBA Urbs Magna no Canal WHATSAPP

    Discover more from Urbs Magna

    Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

    Continue reading