Presidente Lula discursa na abertura da 78ª Assembleia Geral da ONU nesta terça (vídeo)

O Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no final do ano de 2022 | Foto de Sérgio Lima/Poder360

Irei discursar 20 anos depois da minha primeira assembleia e 14 anos após meu último discurso como presidente do Brasil“, disse o estadista em suas redes sociais – ASSISTA a seguir / Leia a íntegra AQUI

O Presidente da república Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fará um discurso de abertura da 78ª Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas, nesta terça-feira (19/9), em Nova Iorque, às 10h (horário de Brasília).

O estadista disse nas redes sociais, na noite de segunda-feira (18/9), que irá “discursar 20 anos depois da minha primeira assembleia e 14 anos após meu último discurso como presidente do Brasil“.




siga também nosso CANAL (AQUI)

O tema foco desta edição do órgão da ONU abrangerá os esforços para os avanços dos 17 ‘Objetivos de Desenvolvimento Sustentável‘ que devem ser alcançados pelos 193 países-membros até 2030.

O Brasil “volta ao cenário internacional em uma demonstração clara de ruptura com a política externa de seu antecessor, Jair Bolsonaro“, diz ‘O Globo‘. “Lula tentará assumir o papel de porta-voz das nações em desenvolvimento, ao defender a maior participação desses países nas grandes decisões mundiais, e voltará a cobrar dos ricos medidas para mitigar os efeitos do aquecimento“.

Segundo o texto do jornal, “Lula defenderá uma nova governança global, capaz de corrigir distorções vistas hoje tanto no âmbito do Conselho de Segurança da ONU quanto na agenda ambiental e no financiamento de projetos de infraestrutura e produção de alimentos para o combate à fome. Na pauta, o presidente destacará o resgate do chamado Sul-Global“.

Ainda de acordo com a publicação, há uma avaliação de que “o órgão tem se mostrado incapaz de resolver grandes conflitos, como a guerra entre Rússia e Ucrânia”.

Também existe a expectativa de Lula condenar o protecionismo comercial dos países ricos. Ele deve enfatizar que o acordo entre Mercosul e União Europeia pode ser fechado até o fim do ano, mas dirá que o Brasil não aceitará barreiras ao comércio por razões ambientais“, diz a matéria.

Assista ao discurso do Presidente Lula:

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading