Foto de Marcelo Camargo para a Agência Brasil

PF cumpre novos mandados de prisão e de busca e apreensão contra terroristas do ‘8 de Janeiro’

Imagem de Marcelo Camargo para a Agência Brasil

Policiais militares estão entre os alvos da quinta fase da operação Lesa Pátria, acionada pelo Supremo Tribunal Federal

A pedido do STF (Supremo Tribunal Federal), a PF(Polícia Federal) cumpre, na manhã desta terça-feira (7/2), três mandados de prisão preventiva, um mandado de prisão temporária e seis mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, no âmbito da operação Lesa Pátria, que entra em sua quinta fase e tem como alvo os manifestantes bolsonaristas golpistas terroristas envolvidos nos atos de ‘8 de Janeiro‘, quando provomeram um quebra-quebra nas sedes dos Três Poderes.

Policiais militares estão entre os alvos da operação, conforme apurou a TV Globo, e a Corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal acompanha a ação que foi motivada pela suspeita de omissão e conivência das polícias locais no dia das ações golpistas, o que levou à destituição e à prisão de integrantes da cúpula da segurança pública do DF – incluindo o então secretário de Segurança Pública, Anderson Torres, e o então comandante da PM, Fábio Augusto Vieira.

Nas últimas semanas, mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos contra pessoas envolvidas diretamente na depredação ou que financiaram ou planejaram os atos terroristas em Brasilia, lembra o g1. Até o último dia 6 de fevereiro, foram cumpridos 16 mandados de prisão e 31 mandados de busca e apreensão nas fases anteriores da operação Lesa Pátria, que se tornou permanente.

As investigações já levaram à denúncia de mais de 900 suspeitos, sendo que a maior parte foi detida ainda no dia dos ataques. Estas ações já foram deflagradas a partir de investigações da PF, da PGR (Procuradoria Geral da República) e da Polícia Legislativa do Senado.

Em todos esses casos, os mandados foram expedidos e autorizados pelo STF. Os ataques contra o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o STF completam um mês nesta quarta-feira (8/2).

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.