Português Inglês Irlandês Alemão Sueco Espanhol Francês Japonês Chinês Russo
Avançar para o conteúdo

    ‘Eu vivo!’: parapentista austríaca filma Cessna 172 destruindo seu parapente no ar e sobrevive com ferimentos leves

    Vídeo dramático registrado no Pinzgau expõe riscos do espaço aéreo compartilhado nos Alpes e aciona investigação da polícia salzburguesa sobre prioridade de voo

    Trump, Lula e Flávio Bolsonaro

    Parapentista austríaca olha para o avião monomotor Cessna momentos antes da aeronave colidir com as cordas fazendo-a se desprender no ar, nos Alpes / Imagem reprodução [digital remaster upscaling photo]

    RESUMO
    URBS MAGNA

    | Viena (AT)
    25 de maio de 2026, 21h00

    No sábado (23/mai), uma parapentista experiente de 44 anos viveu o que ela mesma chamou de “segundo aniversário”.

    Enquanto voava de Schmittenhöhe (montanha na Áustria) em direção ao município de Piesendorf, no Pinzgau – uma das principais regiões administrativas do estado de Salzburg (Salzburgo), Sabrina T. foi atingida por trás por uma Cessna 172 monomotor.

    A região é famosa por seus alpes, geleiras e parte do Parque Nacional Hohe Tauern; a área abriga picos altíssimos, além de cidades de destaque como Zell am See, Saalfelden e Mittersill, além de estâncias de esqui como Saalbach-Hinterglemm.

    A hélice da aeronave destruiu completamente o parapente principal. A austríaca, natural de Linz, gravava o voo com câmera acoplada quando ouviu o zumbido do avião. Segundos depois, o Cessna 172 pilotado por um tirolês de 28 anos atravessou o parapente.

    I leb’ no”, exclamou ela logo após acionar o paraquedas reserva.

    A clássica canção austríaca “I leb’ no” (do compositor Horst Chmela) celebra a vida e a autenticidade.

    A parapentista conseguiu pousar numa estrada florestal próxima à Pinzgauer Hütte. A mulher sofreu apenas contusões e hematomas, segundo informou a Landespolizeidirektion Salzburg.

    O piloto também conseguiu aterrissar em segurança no aeroporto de Zell am See, embora restinhos do parapente tenham ficado presos na fuselagem.

    De acordo com a ORF Salzburg, o avião vinha do Glemmtal e seguia rumo a Zell am See quando o piloto relatou não ter conseguido desviar a tempo.

    A Der Standard e a Nachrichten.at confirmam que a colisão ocorreu por volta das 13h15.

    Sabrina T. publicou o vídeo completo em seu Instagram com a legenda: “O dia em que um Cessna 172 te leva para fora do céu como um parapente.”.

    A polícia salzburguesa abriu inquérito imediato. Nesta segunda-feira (25/mai), a Landespolizeidirektion Salzburg (comando central da polícia estadual no estado de Salzburgo, Áustria) apresentou queixa contra o piloto por lesão corporal culposa, como reportou a ORF Salzburg.

    As normas internacionais de aviação determinam que aeronaves motorizadas devem dar prioridade a equipamentos não motorizados, como o parapente.

    A Kleine Zeitung lembra que o espaço aéreo dos Alpes é especialmente concorrido por voos turísticos e esportes radicais.

    ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

    FAQ Rápido

    Por que o piloto da Cessna não evitou a colisão?
    Ele declarou à polícia que não conseguiu desviar a tempo, mas a investigação apura se houve falha na observação visual ou descumprimento das regras de prioridade.

    A parapentista correu risco de morte?
    Sim. Sem o paraquedas reserva, o desfecho poderia ter sido fatal. A ação rápida de Sabrina T. foi decisiva.

    O que acontece agora com o inquérito?
    A Landespolizeidirektion Salzburg analisa as imagens, depoimentos e dados de voo. A queixa por lesão corporal culposa já foi formalizada.

    ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

    ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::



    SIGA NAS REDES SOCIAIS




    Compartilhe via botões abaixo:

    Comente com moderação

    🗣️💬

    Discover more from Urbs Magna

    Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

    Continue reading