Uma prova disso é que na semana em que o Brasil saiu do Mapa da Fome, teve o menor desemprego da história e em que Lula enfrentou Trump, o DataFolha disse que só 29% aprovam ele
Brasília, 03 de agosto de 2025
De acordo com o perfil no X @terrordonordste, em mensagem na plataforma de microblog que foi compartilhada pelo teólogo Leonardo Boff, “os grandes adversários de Lula, em 2026, serão a mídia comercial, as fakes news e as pesquisas“.
O dono da conta explica sua opinião argumentando que, “em uma semana que o Brasil saiu do Mapa da Fome, teve o menor desemprego da história, [e que] Lula enfrentou Trump, o DataFolha diz que só 29% aprovam ele“.
No final do mês passado, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) divulgou um relatório confirmando que o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome ao atingir a meta de ter menos de 2,5% da população em situação de subalimentação.
A conquista é atribuída às políticas públicas de combate à pobreza e à fome do governo do Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Pela segunda vez, um governo petista consegue o feito, tendo sido a primeira durante o governo de Dilma Rousseff.
O perfil no X também citou o menor desemprego da história alcançado pelo Brasil sob a terceira gestão do estadista cujo governo conseguiu produzir uma queda na taxa de desemprego para 5,8% no segundo trimestre.
O número representa o menor nível desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, em 2012.
Para temperar os dados, o mundo inteiro assistiu boquiaberto e com inveja o confronto de Lula – único presidente das galáxias a confrontar o presidente dos EUA, Donald Trump, sobre suas tarifas injustas.
O atrito diplomático foi iniciado após o republicano anunciar as tarifas de 50% sobre alguns produtos brasileiros. Em resposta, Lula adotou um discurso firme em defesa da soberania nacional, enquanto seu governo buscava soluções diplomáticas para o conflito.
Após tudo isso, a mais recente pesquisa Datafolha, divulgada neste início de agosto, apontou que a aprovação do governo Lula estava em 29%. Ao mesmo tempo, 40% dos entrevistados consideraram o governo “ruim ou péssimo”.
A pesquisa mostrou que, apesar dos dados econômicos positivos, a reprovação se manteve estável em relação a levantamentos anteriores, o que gerou o questionamento do perfil sobre a metodologia do instituto.
A postagem de @terrordonordste sugere que existe uma desconexão entre as conquistas do governo — como a saída do Mapa da Fome e a queda do desemprego — e a percepção da população, refletida na pesquisa Datafolha.
O perfil, e por consequência Leonardo Boff, argumenta que a mídia comercial e as fake news podem ser os responsáveis por essa discrepância, manipulando a opinião pública mesmo diante de indicadores econômicos favoráveis.
“O DataFolha está de brincadeira“, finalizou o perfil.
Os grandes adversários de Lula, em 2026, serão a mídia comercial, as Fakes news e as pesquisas.
— Gilvan Freitas (@terrordonordste) August 2, 2025
Em uma semana que o Brasil saiu do Mapa da Fome, teve o menor desemprego da história, Lula enfrentou Trump, DataFolha diz que só 29% aprovam ele.DataFolha está de brincadeira. pic.twitter.com/QwMThycClF








