Os EUA são o verdadeiro “império das mentiras”, diz Ministério das Relações Exteriores da China

O Ministro das Relações Exteriores da República Popular da China, Wang Yi | Foto de Attila Kisbenedek / AFP via Getty Images

As agências do Departamento de Estado, que produziram o relatório acusando Pequim de investir bilhões de dólares anualmente em esforços de manipulação de informações, “foram a fonte de informações falsas e o posto de comando da ‘guerra cognitiva’“, afirmou o ministério chinês



PEQUIM – Os Estados Unidos são o verdadeiro “império das mentiras”, disse o Ministério das Relações Exteriores da China neste sábado, atacando um relatório do Departamento de Estado dos EUA que acusava Pequim de investir bilhões de dólares anualmente em esforços de manipulação de informações.

A China está manipulando os meios de comunicação globais através da censura, recolhimento de dados e compras secretas de meios de comunicação estrangeiros, afirmou o Departamento de Estado dos EUA no relatório divulgado na quinta-feira.

Apesar dos recursos sem precedentes dedicados à campanha, Pequim sofreu “grandes reveses” ao visar os países democráticos, devido à resistência dos meios de comunicação locais e da sociedade civil, de acordo com o relatório, que foi produzido sob mandato do Congresso para detalhar a manipulação da informação estatal.

O relatório desconsiderou os fatos e é em si uma informação falsa, afirmou o Ministério das Relações Exteriores da China em comunicado.

As agências do Departamento de Estado dos EUA que produziram o relatório “foram a fonte de informações falsas e o posto de comando da ‘guerra cognitiva’“, afirmou o ministério chinês.

Os fatos provaram repetidamente que os Estados Unidos são o verdadeiro ‘império das mentiras’”, acrescentou.

O relatório dos EUA surge no meio de controvérsia sobre as tentativas da China, nos últimos anos, de aumentar a presença global dos seus meios de comunicação controlados pelo governo. 

Pequim procura combater as imagens negativas da China que considera propagadas pelos meios de comunicação globais.

Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.