Operação de Lula está dando certo e “garimpeiros estão saindo” da Terra Indígena Yanomami, diz Guajajara

A ministra dos Povos Indígenas e deputada federal Sonia Guajajara (PSOL-MA) em foto de Pedro Ladeira para o Folhapress – 22.02.2018

É bom que saiam, assim a gente diminui a operação que vai ser feita. Se eles saem sem precisar da força policial, é melhor para todo mundo“, afirmou a ministra dos Povos Indígenas

Temos essa informação de que muitos garimpeiros estão saindo. É bom que saiam, assim a gente diminui a operação que vai ser feita. Se eles saem sem precisar da força policial, é melhor para todo mundo“, afirmou a ministra dos Povos Indígenas, a líder indígena e agora deputada federal Sonia Guajajara (PSOL-MA), sobre o fluxo divergente dos criminosos na TIY (Terra Indígena Yanomami).

Os próprios Yanomamis e as equipes do DSEI (Distrito Sanitário Especial Indigena) Yanomami corroboram a informação sobre o êxodo, após o Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ter decretado o bloqueio aéreo da região, inviabilizando a logística da extração ilegal de minérios.

Guajajara está em Roraima acompanhando a emergência sanitária. Segundo ela, há estudos para evitar que os envolvidos com a exploração ilegal de ouro migrem para outras terras indígenas, como ocorreu em 1992, na primeira operação maciça de “desintrusão” – a medida legal tomada para concretizar a posse efetiva da terra indígena a um povo, depois da etapa final do processo; o instrumento jurídico para garantir a efetivação plena dos direitos territoriais indígenas, por meio da retirada de eventuais ocupantes não indígenas.

Junto com o plano de remoção dos garimpeiros, o governo federal tomará outras iniciativas para solucionar a crise. A ministra anunciou a construção de um hospital de campanha na região do Surucucu, uma das principais concentrações de indígenas dentro da área demarcada. Para isso, a pista de pouso do batalhão do Exército que atua na região será reformada para que ela volte a comportar grandes aeronaves para que a estrutura seja levada até o local.

Aproximadamente 75 toneladas de alimentos e medicamentos foram distribuídos pelo governo, para a TIY. Os insumos foram transportados por aviões e helicópteros da FAB (Força Aérea Brasileira). O peso corresponde a 3.785 cestas básicas. Boa parte delas foi entregue por meio de lançamentos com paraquedas. A estratégia está sendo adotada por conta da falta de condições para pousos de aviões de grande porte na região.

No hospital de campanha montado pela FAB no Cesai (Casa de Saúde do Indígena), em Boa Vista, foram realizados até agora 600 atendimentos. Outras 37 pessoas em estado grave de saúde foram transportadas da TIY para receberem atendimento médico na capital de Roraima.

Assine para obter acesso

Leia mais sobre este conteúdo ao tornar-se assinante hoje.

Comente

1 comentário em “Operação de Lula está dando certo e “garimpeiros estão saindo” da Terra Indígena Yanomami, diz Guajajara”

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.