Português Inglês Irlandês Alemão Sueco Espanhol Francês Japonês Chinês Russo
Avançar para o conteúdo

ONU ‘desapareceu’ e é Lula quem domina o ‘protagonismo internacional’, diz Sarkozy

    Ex-presidente da França fez os comentários durante o painel ‘Brasil: o melhor negócio do mundo‘, nesta sexta-feira (13/10), do Fórum Internacional Esfera, em Paris

    O ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy, que serviu como 23º presidente do país europeu entre 2007 e 2012 durante o governo Lula e o governo Dilma Rousseff, participou, nesta sexta-feira (13/10), do evento Fórum Internacional Esfera, em Paris, onde argumentou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem chamado a atenção do mundo por seu protagonismo internacional.

    Receba notícias do Canal Urbs Magna no WhatsApp

    Lembrando-se com orgulho dos anos da segunda gestão do estadista brasileiro, Sakozy disse: “Lula e eu éramos como dois dedos de uma mão, mas vocês vão dizer: ‘Como assim?’ O Lula é de esquerda e eu nunca fui de esquerda, mas Lula dizia com razão: ‘Se nós reunirmos todos os meus amigos e os seus, reunimos 100% do planeta’”, disse, conforme transcrição de sua fala, feita em matéria da ‘CNN Brasil‘.

    Sarkozy criticou os organismos multilaterais, afirmando que instituições como a ONU perderam relevância: “Onde está a Organização das Nações Unidas? Desapareceu. Quem dá importância para o que diz o secretário-geral das Nações Unidas?”, questionou.

    O francês defendeu que o Brasil tenha um assento permanente no órgão da ONU, antiga reivindicação do presidente Lula.

    Evidentemente, o Brasil tem vocação para ser membro do Conselho. Não há nada mais urgente hoje do que o Brasil e a França assumirem a liderança para desenhar o que deveria ser um novo sistema multilateral do século 21, que possibilite falar e resolver questões mundiais”, disse Sarkozy.

    O sistema multilateral que conhecemos hoje é do século 20 e estamos no século 21“, disse o francês, lembrando também que quando o Conselho de Segurança da ONU foi criado, em 1946, o mundo tinha 2 bilhões de habitantes, hoje já são mais de 7 bilhões.

    Não tem um país africano, não tem um país da América do Sul, é uma loucura”, disse. Países europeus dominaram o mundo por cinco séculos e são “potências do passado”, enquanto nações emergentes estão se unindo e ganhando força, citando o Brasil como uma “potência do futuro”.

    Os Brics se reuniram há algumas semanas e não convidaram o Ocidente. Vocês entendem a aceleração do mundo? Vocês não foram convidados porque não nos convidam mais”, disse o francês.

    A França tem que agarrar essa oportunidade. O Brasil é uma grande potência demográfica e ignoram o poder político do Brasil”, disse o ex-presidente da França.

    Receba notícias do Canal Urbs Magna no WhatsApp

    Quando Dilma era presidente, ela não tinha o protagonismo internacional de Lula. Podemos estar de acordo ou não com Lula, mas a sua vontade de levar a voz do Brasil ao mundo é incontestável”, disse Sarkozy, durante o painel ‘Brasil: o melhor negócio do mundo‘.

    🗣️💬

    Discover more from Urbs Magna

    Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

    Continue reading