Este início de ano está sendo marcado pelos rolês de adolescentes em shoppings centers de todo o país, especialmente nas cidades onde o fluxo de idéias e a comunicabilidade tem mais agilidade, como São Paulo e Rio de Janeiro.
Com os protestos de junho de 2013 ainda na memória mais imediata, o Brasil está experimentando a convivência com novos perfis de cidadãos que, ainda que não se possam chamar de patriotas, buscam a canalização de toda uma insatisfação com os gestores da nação, a qual parece ter sido herdada de sua genealogia mais próxima.
Mas um colunista da Folha diz que o Brasil evoluiu muito na década que antecedeu Dilma, o que á a mais pura verdade, quando aconteceu uma ascensão das classes D e E para a C.
Na época houve um grande aumento de impostos, o que levou à massificação das bolsas sociais e benefícios da previdência. Ele fala que “milhões foram tirados de suas cavernas em uma distribuição de renda forçada, o que, por sua vez, acabou por achatar a classe média devido à maior oferta de empregos, melhores salários e à melhoria da renda geral.”
O colunista completa que o “aumento do crédito acarretou no endividamento das famílias e serviu de mola para o desdobramento do consumo implicando na recolocação social de 40 milhões de brasileiros direto para a classe C, sendo que esta nomenclatura se aplica exclusivamente ao consumo, e dela se exclui o lazer e a educação, apesar de que o acesso à estes dois últimos, inclusive à internet, foram ampliados”.
Ainda, a matéria diz que “o bom ritmo dos anos Lula diminuiu à metade sob o governo Roussef” e chamou sua lógica econômica de rudimentar acrescentando que o país ainda é pobre “com empregos mal remunerados” e com um povo ainda das classes mais baixas vivendo em outro patamar, pressionando por mais serviços públicos e mais lazer.
Será mesmo que ele,(Fernando Canzian é o nome do homem) têm razão ao dizer que “os ex-excluídos estão do lado de fora, do outro lado da porta da classe média, querendo meter o pé a qualquer momento”?
fico um pouco triste em ver que grande parte da populaçao nao informa para saber que o MENSALAO era uma pratica pernisiosa de governo desde epoca anterior ao LULA e que na verdade todos os partidos o praticava sem ter ninguem para denunciar na epoca do Fernando HENRIQUE, somente depois e que o Roberto Jefersom E tORNOU CONHECIDA e teve o pt como corrupto? pergunto para aprovar o projeto que beneficiaria os pobres os integrantes desta chamada quadrilha por vcs ( PSD?PMDB ETC)recebeu dinheiro para votar nos projetos que jamais pasaria porque elevaria o pt como fez! entao quem pega o dinheiro e corrupto e quem recebe e oque? portanto agora claro vai melhorar porque esta teta secou; abro uma resalva que nenhum politico admite deste ato antes do LULA.