Novo Datafolha diz que LULA pode derrotar Bolsonaro no primeiro turno

A ex-presidenta Dilma Rousseff, em um evento em Paris em março de 2020 | CHARLES PLATIAU (REUTERS)


Ex-presidente abre 21 pontos sobre o ocupante do Planalto e os demais somados, incluindo o terceiro colocado, Ciro Gomes, não passam de 9%

Nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (26/5) mostra que LULA pode derrotar o presidente Jair Bolsonaro (PL) logo no primeiro turno da eleição presidencial de outubro.

O ex-presidente obteve 48% das intenções de voto e abriu 21 pontos percentais sobre o atual ocupante do Palácio do Planalto, que obteve 27%, sendo que e os demais somados, incluindo o terceiro colocado, Ciro Gomes, que obteve 7%, não ultrapassam os 9%.

Os outros não passaram de 2%, Votos brancos ou nulos somaram 7%, e os eleitores que não souberam responder somaram 4%.

A pesquisa foi feita com 2.556 eleitores acima dos 16 anos em 181 cidades de todo o país, nesta quarta (25) e quinta-feira (26). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

O levantamento foi contratado pela Folha de S. Paulo e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-05166/2022.

O ex-presidente Lula cresceu na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes dos candidatos, atingindo 38% (em março eram 30%). Bolsonaro tinha 23% em março e agora marca 22%.

O índice é o melhor obtido pelo ex-presidente desde o início da atual série histórica do Datafolha, em maio de 2021. Outros 2% dos entrevistados citaram espontaneamente Ciro, e 1% mencionou Tebet.

LULA consolidou sua vantagem no Nordeste, onde marcou 62%, ante 17% de Bolsonaro.

O pagamento do Auxílio Brasil falhou como estratégia de Bolsonaro para melhorar seus números nas pesquisas, mas ele supera LULA entre eleitores com renda familiar mensal superior a dez salários (42% a 31%) e entre empresários (56% a 23%).

Entre evangélicos, o presidente fica numericamente à frente, dentro da margem de erro (39% a 36%). Mas empata com LULA entre os que recebem de cinco a dez salários, com 37%.

Siga Urbs Magna no Google Notícias
Comente

Comente

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.