O mundo provará seu próximo ciclo de arrefecimento a partir deste ano, disse Habibullo Abdusamatov – chefe do setor de Pesquisas Espaciais do Observatório de Pulkovo,Rússia
O Professor Abdusamatov, lider do projeto “astrometria”, tem estudado o comportamento do sol a alguns anos e afirma que este possui vários ciclos, onde, em um deles, há o aparecimento de manchas solares incomuns que provocam uma diminuição acentuada de sua atividade. Ocorre, assim, uma redução de diâmetro do sol, o que é determinante para alterar a temperatura da Terra. A periodicidade destas alterações sugere as Eras do Gelo no passado, como já as conhecemos, e é capaz de prever quando haverá futuras mudanças do clima. Segundo o professor Abdusamatov, estamos quase no início de mais um período glacial, que atingirá seu pico em 2055.
A nova Era do Gelo vai durar pelo menos dois séculos e será o quinto ciclo gelado dos últimos 900 anos. Os anteriores ocorreram nos séculos XIII, XV, XVII e XIX. O Dr. Abdusamatov adverte que, normalmente, tais ciclos de resfriamento são acompanhados por epidemias , perda de colheitas e, como conseqüência, as migrações em massa de pessoas.
Fonte: pravda.ru