PÉREZ ESQUIVEL, NOBEL DA PAZ DIZ A CÁRMEN LÚCIA QUE LULA É UM PRESO POLÍTICO
Receba nossas atualizações direto no WhatsApp
Do Brasil247 – O argentino Adolfo Pérez Esquivel, prêmio Nobel da Paz de 1980, foi recebido na tarde desta terça-feira (14), pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia. Esquivel esteve acompanhado da jurista Carol Proner ¹, do ator Osmar Prado e de líderes de movimentos populares.
Esquivel falou à presidente do STF sobre a situação da América Latina e sobre o golpe parlamentar que ocorreu no Brasil em 2016, bem como sobre a condenação e prisão do ex-presidente Lula. “Disse a ela que o golpe que tirou Dilma do poder tinha como objetivo tirar Lula do caminho. E isso é uma séria ameaça à democracia no Brasil”, disse Esquivel. “Falamos também sobre a liberdade de Lula. Pedi que ela tome consciência que Lula é um preso político. Reconhecido inclusive como preso político pela Organização das Nações Unidas (ONU)”, completou.
Esquivel pediu à ministra do STF que receba os militantes que estão em greve de fome em solidariedade a Lula. “A ministra se comprometeu a recebê-los”, disse. O Nobel da Paz aproveitou a ocasião e entregou a Cármen Lúcia cópia do abaixo assinado proposto por ele, com 240 mil nomes que pedem a indicação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o Prêmio Nobel da Paz.
Carol Proner contou que entregou à presidente do STF o livro recém-lançado onde juristas e advogados criticam a sentença do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) contra Lula e solicitou à ministra o julgamento das ações que contestam a prisão após condenção em segunda instância.
¹ Carol Proner é atual namorada de Chico Buarque e autora dos Livros ‘A Resistência ao Golpe 2016‘, ‘Os direitos humanos e seus paradoxos: análise do sistema americano de proteção’, ‘Teoria crítica dos direitos humanos: in memoriam Joaquín Herrera Flores’, ‘Propriedade intelectual e direitos humanos: sistema internacional de patentes e direito ao desenvolvimento’ e ‘Propriedade intelectual: para uma outra ordem jurídica possível’
NAS REDES SOCIAIS
Receba nossas atualizações no WhatsApp
Subscreva Et Urbs Magna no Youtube
Curta Et Urbs Magna no Facebook
Grupo no Facebook PROGRESSISTAS POR UM BRASIL SOBERANO
Et Urbs Magna no Twitter